CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O FUTEBOL BRASILEIRO 2013

As mudanças no calendário do futebol brasileiro em 2013 Norberto Duarte/AFP

Libertadores terá um intervalo de 42 dias em 2013 devido à Copa das Confederações

Foto: Norberto Duarte / AFP

O novo calendário do futebol brasileiro aponta algumas mudanças para 2013. Sobretudo na Copa do Brasil que, agora, será um torneio com oito meses de duração, tendo início em abril e encerrando-se em novembro. Além disso, os clubes que disputam a Libertadores voltarão a jogar a Copa do Brasil _ como é o caso do Grêmio _, o que não ocorria há 12 anos. Porém, aquelas equipes que avançarem às oitavas de final da Copa do Brasil estarão fora da Copa Sul-Americana. Assim, o Inter poderá ficar sem participar de torneios internacionais pela primeira vez nas últimas 10 temporadas. Com pretensões de retorno à Libertadores em 2014, o Inter aposta alto na conquista da Copa do Brasil ou do Brasileirão.

Já a temporada para o Grêmio começará mais cedo. Devido à disputa da primeira fase da Libertadores, no mata-mata com a LDU, a equipe terá pouco tempo de preparação para uma temporada longa, com início em 20 de janeiro, no Gauchão, diante do Esportivo, e encerramento em 8 de dezembro, com o Gre-Nal. 

Entenda as mudanças:

O novo calendário aumentou o número de jogos dos times na temporada?
Não necessariamente. Por exemplo: se o Grêmio (que pode disputar todas as competições previstas, com exceção da Sul-Americana) for para a final de todos os torneios que disputa em 2013, fará 87 jogos, apenas nove a mais do que em 2012, quando atuou 78 vezes. Se cair nas quartas de final da Libertadores, o que acarretaria em não disputar o Mundial de Clubes, por exemplo, e nas semifinais da Copa do Brasil, o número de partidas cairia para 79.

Quem se classifica à Sul-Americana?
De acordo com o regulamento da CBF, se classificam os times entre a 5ª e a 12ª posições do Brasileirão que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Se o campeão da Libertadores do mesmo ano terminar entre 5º e 12º, entra o 13º, e assim por diante.

Equipes na Série B podem disputar a Copa Sul-Americana?
Sim. Mas as chances são mínimas. Isso acontecerá apenas se todos os times entre 5º e 16º da Série A do Brasileirão de 2013 estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil.

O Inter pode ficar fora de competições internacionais em 2013?
Ironicamente, isso pode acontecer se o Inter for bem em uma das disputas brasileiras que terá: a Copa do Brasil. Pelas regras, a Sul-Americana _ única possibilidade de torneio internacional para os colorados

Entrevista: Virgílio Elísio, diretor técnico da CBF

Zero Hora _ O acréscimo dos participantes da Libertadores na Copa do Brasil foi um pedido dos clubes ou decisão da CBF?
Virgílio Elísio -  É uma decisão da CBF. Há mais de cinco anos já pensávamos nisso, para valorizar mais as equipes e a competição.

ZH _ O título da Sul-Americana continua garantindo vaga à Libertadores do ano seguinte?
Virgílio Elísio - Esta decisão caberá à Conmebol.

ZH _ Não haverá mais a fase nacional da Sul-Americana?
Virgílio Elísio - A decisão também é da Conmebol. Mas creio que ela seguirá existindo.

ZH _ Se o time conquistar a Libertadores e depois a Copa do Brasil, o vice-campeão do torneio brasileiro se classifica à competição sul-americana?
Virígilio Elísio - A decisão ainda não está tomada. Mas é provável que o vice se classifique.


O calendário:

PRÉ-TEMPORADA: de 2/1 a 18/1 (17 dias)

ESTADUAIS: de 20/1 a 19/5 (23 datas)
GAUCHÃO (de 20/1 a 19/5)
Participantes: 16
Vagas: três vagas na Copa do Brasil de 2014 e uma na seletiva da Série D do Brasileirão em 2013
O que mudou: as regras do rebaixamento. Em vez de dois rebaixados, três equipes cairão em 2013. A outra alteração é quanto a transferência de jogadores entre os participantes, agora permitida apenas até o final da quarta rodada. O Gre-Nal do primeiro turno também muda de mando, agora do Inter, no dia 3 de fevereiro. O formato e o número de datas da disputa continua o mesmo, com dois turnos _ Taça Piratini (primeiro) e Taça Farroupilha (segundo) _, três fases eliminatórias em jogo único e decisão em mata-mata em caso de campeões de turnos distintos.

COPA DO NORDESTE: de 20/1 a 17/3
Participantes: 16
Vagas: a partir de 2014 o campeão se classificará à Sul-Americana
O que mudou: única competição regional do ano, está de volta após ter sido disputada, pela última vez, em 2010, quando o campeão foi o Vitória-BA. Os 16 clubes, representando os sete Estados do Nordeste, classificados pelos estaduais, foram divididos em quatro grupos de quatro. Os dois primeiros de cada chave se classificam às quartas de final, em sistema mata-mata. É a 13ª edição do torneio. O Vitória, com cinco títulos, é o maior campeão.

LIBERTADORES: de 23/1 a 22/5 e de 3/7 a 24/7
Participantes: 38
Vagas: o campeão garante vaga no Mundial/2013 e na Libertadores e Recopa de 2014
O que mudou: por causa da Copa das Confederações, a Libertadores terá um intervalo de 42 dias entre as quartas de final e as semifinais. A fórmula de disputa é a mesma: são seis confrontos mata-mata na primeira fase da Libertadores, depois a fase de grupos com oito chaves, e novo mata-mata, das oitavas de final à decisão.

COPA DO BRASIL: de 3/4 a 22/5 e de 3/7 a 27/11
Participantes: 86
Vagas: o campeão estará classificado à Libertadores 2014
O que mudou: após 12 anos, os representantes brasileiros na Libertadores voltam a disputar o torneio, que terá o maior número de participantes desde sua criação, em 1989, e, por isso, uma fase a mais. As seis equipes brasileiras na Libertadores, porém, só entram nas oitavas de final. O torneio, antes disputado entre março e julho, começará em abril, com 80 times, e terá sua decisão em novembro, em meio às rodadas finais do Brasileirão.

BRASILEIRÃO: de 26/5 a 9/6 e de 7/7 a 8/12
Participantes: 20 times
Vagas: Três ou quatro vagas para a Libertadores 2014 e oito para a Copa Sul-Americana 2014
O que mudou: O formato é o mesmo, 38 rodadas em pontos corridos, mas terá um intervalo entre a 5ª e 6ª rodadas, por causa da Copa das Confederações. Assim como neste ano, o Brasileirão não dará mais vaga direta para a Copa Sul-Americana, dependerá de quem estiver nas oitavas de final da Copa do Brasil do ano seguinte.

COPA DAS CONFEDERAÇÕES: de 15/6 a 30/6
Participantes: Brasil, Espanha, Itália, México, Japão, Uruguai, Taiti e um representante africano
O que mudou: terá a participação do vice-campeão da Europa, a Itália, pois a Espanha ganhou a Copa do Mundo de 2010 e a Euro 2012.

SUL-AMERICANA: de 14/8 a 28/8 e de 23/10 a 11/12
Vagas: uma vaga na Recopa 2014
O que mudou: Entram na competição os oito times entre a 5ª e 12ª posições do Brasileirão do ano anterior que não estiverem nas oitavas de final da Copa do Brasil. Se algum desses times estiver nas oitavas da Copa do Brasil, entra o 13º colocado no Brasileiro, e assim por diante.

MUNDIAL DE CLUBES: de 11/12 a 21/12
Participantes: Sete times
O que mudou: o local. Pela primeira vez desde 2000, ano em que a disputa foi no Brasil, o Mundial de 2013 sairá da Ásia. Após dois anos no Japão, as edições de 2013 e 2014 do torneio serão disputadas no Marrocos, no noroeste da África. O número de representantes e a fórmula de disputa serão os mesmos.

AMISTOSOS DA SELEÇÃO
15 datas: 6/2, 22/3, 26/3, 4/6, 7/6, 11/6, 14/8, 6/9, 10/9, 18/9, 2/10, 11/10, 15/10, 15/11 e 19/11
O que mudou: Nada. Com exceção da Copa das Confederações, quando todas as competições param, o calendário da CBF continuará sem respeitar as datas Fifa e os clubes brasileiros serão desfalcados de seus principais jogadores nas disputas da Copa do Brasil, Brasileirão e Sul-Americana. E há dois jogos da Seleção programados para datas que não são Fifa: 18/9 e 2/10, dias de Superclássico das Américas.

 

ZHESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.