CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 27 de janeiro de 2013

GRAMATICANDO NO BLOG E CURTIR NO FACEBOOK


•● Gramaticando ●••




Curiosidade: vocês sabem o feminino de Peixe-boi?

Era para ser peixe-vaca, não acham?? rs

Mas o feminino de Peixe-boi é Peixe-mulher. Isso, você leu certo!!
O feminino de Peixe-boi é Peixe-mulher!!

Que louco, não é?

Podemos dizer tanto PRESIDENTE, quanto PRESIDENTA. Note que a forma “presidenta” segue a tendência natural de criarmos a forma feminina dos substantivos com o uso da desinência “a”, como ocorre em: trabalhador/trabalhadora, fotógrafo/fotógrafa, etc.

Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum de dois gêneros, como ocorre em: o jovem/a jovem, o estudante/a estudante, etc.

No entanto, lembre-se de que há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe/a chefe ou o chefe/a chefa, o parente/a parente ou o parente/a parenta, o presidente/a presidente ou o presidente/ a presidenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.