CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 25 de junho de 2013

PAPA FRANCISCO É ESPERADO PARA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE

Dois milhões de jovens esperam o papa Francisco para a Jornada Mundial da Juventude Arquivo Pessoal/Arquivo Pessoal

O empresário paulista João Tadeu Benatti recebeu a encomenda de fabricar parte das 4 milhões de hóstias que serão distribuídas no evento Foto: Arquivo Pessoal / Arquivo Pessoal

Bruna Vargas

Milhões de hóstias, uma centena de confessionários, alojamentos separados para homens e mulheres.

Esses elementos emblemáticos de uma festa religiosa são parte do que já está pronto, à espera dos 2 milhões de jovens católicos que participarão, em pouco menos de um mês, da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro.

Não se deve apenas ao massivo número de participantes esperados para o evento que ocorrerá entre os dias 23 e 28 de julho seu caráter especial. A Jornada Mundial da Juventude marcará, ainda, a primeira viagem do papa Francisco ao Brasil.

De acordo com a organização do evento, as obras para a montagem dos palcos das principais celebrações, que ficarão em Copacabana e no Campus Fidei (Guaratiba) e contarão com a participação do líder católico, estão em fase inicial de construção da base e foram planejadas de forma que Francisco esteja sempre no ponto mais alto e possa ser visto por todos.

Copacabana receberá a Missa de Abertura, em 23 de julho, e a Cerimônia de Acolhida do Papa, em 25 de julho, enquanto no Campus Fidei é onde serão celebradas a Vigília e a Missa de Envio, nos dias 27 e 28 de julho, respectivamente.

Protestos não alteram planos dos organizadores

Em relação à preocupação de participantes com um possível cancelamento do evento ou da vinda do papa Francisco ao Brasil por conta dos protestos realizados no país nas últimas semanas, a organização da Jornada Mundial da Juventude divulgou nota oficial destacando o caráter reflexivo do encontro e defendendo as manifestações. De acordo com o documento, os preparativos para o evento "seguem seu rumo, na esperança de um novo amanhecer".

Enquanto no Rio operários se empenham na construção de estrututuras físicas, em Porto Alegre, os preparativos focam na Pré-Jornada, que ocorre entre 15 e 20 de julho, e deve contar com a participação de mais de 1,5 mil peregrinos estrangeiros.

— Temos cerca de 850 peregrinos de Porto Alegre que têm estudado e se reunido desde setembro de 2012, e receberão e acolherão os estrangeiros antes da jornada — explica o padre Márcio Augusto Lacoski.

Referencial do setor da juventude da Arquidiocese de Porto Alegre, o religioso, que já participou de duas jornadas — em Sidney, 2008, e Madri, 2011 — acredita que o evento terá caráter e público diferentes dos anteriores:

— Com certeza, esta jornada terá um rosto muito latino-americano. A presença majoritária deverá ser de jovens do continente. Além disso, teremos um papa despojado e muito autêntico participando. Seus pronunciamentos são aguardados com muita expectativa.

Na Capital, o principal evento da Pré-Jornada será realizado em 20 de julho, no espelho d'água do Parque Farroupilha, quando ocorrerá a concentração de todos os peregrinos. Além da missa celebrada por dom Dadeus Grings e os bispos estrangeiros, haverá um carreteiro e apresentações musicais. A atividade será aberta à comunidade.

O que é

A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é um evento internacional, organizado pela Igreja Católica, que reúne jovens de todo o mundo, católicos e de outras confissões, a cada dois ou três anos, desde 1984. O evento tem como objetivo incentivar a participação dos jovens na Igreja, compartilhar e celebrar a sua fé e meditar na mensagem que o papa escolhe para cada jornada.

Como participar?

Mesmo sendo um evento aberto, a inscrição é recomendada, pode ser feita em um dos sete idiomas (alemão, espanhol, francês, inglês, italiano, polonês e português) disponíveis no site oficial da JMJ Rio2013 - www.rio2013.com

 

Fabricante garante estoque de hóstias

Enquanto o Brasil se preparava para mais um dia de manifestações, em Mococa, no interior de São Paulo, o empresário João Tadeu Benatti,

62 anos, comemorava o cumprimento de uma missão com caráter sagrado.

Ontem, ele entregou a última leva das 1,5 milhão de hóstias solicitadas à Fábrica de Hóstias São Francisco para a Jornada Mundial da Juventude.

— Dividimos em quatro remessas para evitar que, com algum incidente, acabássemos perdendo o carregamento. As cargas são asseguradas, mas não queremos que falte a hóstia para a jornada — explica.

Acostumado a fornecer hóstias para grandes eventos religiosos, Benatti diz não ter se assustado com a demanda solicitada pela organização do evento após um teste de qualidade — produtos de várias empresas foram degustados por uma comissão para definir quais seriam os fornecedores.

Das 4 milhões de hóstias que serão distribuídas durante a Jornada Mundial da Juventude, 1,5 milhão ficaram a cargo da fábrica do paulistano, que trocou a Capital pelo Interior há

30 anos em busca de tranquilidade. No mercado há duas décadas, Benatti produz em larga escala: são, em média, 800 mil hóstias por dia, o equivalente a 20 toneladas de farinha por mês.

Com a realização do evento que marcará a primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, a demanda aumentou em 30% e cancelou os planos dele de ver o religioso de perto.

— Muitas cidades realizarão eventos em função da Jornada. Acho que não conseguirei sair daqui, pois tenho muitas entregas previstas para esta época — conta o fornecedor, que também envia o alimento a clientes gaúchos, como o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, na Serra.

Experiente, ele explica o segredo para um produto de excelência:

— A hóstia de qualidade não tem fragmento. Não pode quebrar, e sua superfície deve ser perfeita. Tem de ter um acabamento bom.

 

ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.