CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 24 de agosto de 2013

ARQUEOLOGIA - O PODER DA MULHER

Restos da mulher, pertencente à cultura Moche ou Mochica, entre 200 e 700 d.C., foram descobertos no final de julho por arqueólogos na província de Chepén

Tumba de sacerdotisa confirma que mulheres governaram Peru há 1.200 anos Douglas Suarez/STR/AFP

A evidência de mulheres governantes na região de La Libertad vem surpreendendo os cientistas

 

Foto: Douglas Suarez/STR / AFP

A descoberta da tumba de uma sacerdotisa pré-hispânica no norte do Peru, a oitava encontrada em mais de duas décadas de pesquisas, confirma que mulheres poderosas governaram a região há 1.200 anos, segundo arqueólogos.

Os restos dessa mulher, pertencente à cultura Moche ou Mochica, entre 200 e 700 d.C., foram descobertos no final de julho por arqueólogos na província de Chepén, na região La Libertad (norte do Peru), somando-se a outras descobertas surpreendentes na região.

A evidência de mulheres governantes na região de La Libertad vem surpreendendo os cientistas. Em 2006, no distrito de Magdalena de Cao (La Libertad), foi descoberta a famosa "Senhora de Cao", considerada uma das primeiras mulheres governantes do Peru, que morreu há 1.700 anos.

- Isso deixa claro que, nesta região, as mulheres não apenas chefiavam rituais, mas eram as rainhas da sociedade Mochica. É a oitava sacerdotisa descoberta. Só encontramos tumbas de mulheres nas escavações, e nunca de homens - disse Luis Jaime Castillo, diretor do projeto arqueológico San José de Moro.

A sacerdotisa estava "em uma imponente câmara funerária de 1.200 anos" de idade, explicou o arqueólogo, que destacou que os Mochica eram conhecidos como mestres artesãos e grandes construtores de cidades de barro.

- A câmara funerária da sacerdotisa é de barro em forma de "L" e estava coberta com placas de cobre em forma de ondas e aves marinhas. Perto do seu pescoço estavam uma máscara e uma faca (Tumi)" - explicou Castillo.

A tumba, pintada com desenhos nas cores amarela e vermelha, também tinha nos lados cerca de 10 nichos repletos de oferendas de cerâmica de tamanhos variados, a maioria vasilhas.

- Acompanhavam a sacerdotisa os corpos de cinco crianças, dois deles bebês, e dois adultos, todos sacrificados - afirmou o cientista.

Julio Saldaña, arqueólogo responsável pelos trabalhos na câmara funerária, disse que a descoberta da tumba confirma que a localidade de San José de Moro, província de Chepén, é um cemitério da elite Mochica.

- Estamos diante de um lugar dedicado ao culto aos ancestrais, em cuja periferia os súditos mochicas deixaram evidências múltiplas como cântaros de tamanhos diferentes e cozinhas para a elaboração de chicha (bebida originária do Peru à base de milho) - disse.

No enxoval funerário da sacerdotisa foi encontrada uma finíssima peça de cerâmica policromática, desenhada com iconografia moche, na qual foi colocada uma coroa de prata e cobre dourado, em forma de penacho, situada na altura da cabeça do personagem da elite.

Debaixo do corpo da mulher havia uma fina camada de areia, e uma taça cerimonial e peças de tamanho regular de Spondylus (conchas usadas pela nobreza na época pré-hispânica) foram encontradas em cada uma das mãos da mulher. Oferendas estavam distribuídas na altura dos pés.

Castillo informou que, assim que forem levantados, os restos mortais e os objetos serão levados a um laboratório para estudo. Depois, os pesquisadores tentarão obter apoio financeiro para a construção de um museu.

 

AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.