CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 27 de agosto de 2013

DORMIR BEM PARA PERDER PESO

 Foto: Julie Frender / Morguefile
Dormir pode ser um santo remédio. Recarrega as energias, diminui o estresse e a ansiedade, combate a hipertensão, fortalece a memória, previne a depressão, melhora o desempenho físico e, o que é melhor, ainda dá uma bela ajuda no emagrecimento.

Isso mesmo. Pesquisas recentes provam que quando se dorme menos de cinco horas, há um desequilíbrio no metabolismo, o que favorece o ganho de peso. No entanto, não é só a quantidade de sono que é importante — a qualidade também. Quem tem uma noite de sono tranquila, sem acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia, mantém os importantíssimos hormônios do apetite e do emagrecimento em equilíbrio.
Hormônios do sono

Você produz, por exemplo, a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade, ou seja, sente menos fome durante o dia. O médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo afirma que, quem dorme pouco e mal, acaba produzindo uma maior quantidade de grelina, que é um hormônio que aumenta a fome e ainda diminui o gasto de energia. Por isso, quem quer perder peso precisa dormir bem.

Segundo ele, um corpo cansado necessita de mais energia para as funções que habitualmente realiza, o que, a longo prazo, poderá significar alimentação em excesso e aumento de peso.

— Normalmente, a escolha recai em alimentos pouco nutritivos, mas com níveis energéticos muito elevados, o que leva ao consumo excessivo de calorias — explica o médico.

Além da leptina e da grelina, uma série de outros hormônios influenciam o seu corpo quando você não dorme bem. Por exemplo, dormir pouco afeta negativamente os níveis de glicose, o que pode aumentar o risco de contrair diabetes. Esta situação pode se tornar ainda mais complicada se for mantida durante muitos anos ou mesmo décadas. O corpo entende a privação do sono como um estado de estresse e produz o cortisol, o hormônio que tem como função nos ajudar a lidar de forma mais eficiente com situações de estresse. Essa produção excessiva de cortisol, por sua vez, provoca uma libertação de insulina, um dos hormônios responsáveis pela criação de depósitos de gordura.

O impacto que uma boa noite de sono tem na dieta é enorme e, para quem quer perder peso, o conselho é dormir bem, até oito horas por dia.

— Dormir bem é sinal de um estilo de vida equilibrado entre exercício, alimentação e bem-estar. Atingir esse ponto de equilíbrio deve ser uma prioridade — sugere Macedo.

Uma boa soneca também ajuda

As pessoas realmente tendem a fazer escolhas não tão saudáveis quando estão cansadas, mas se você não tem tempo para dormir o suficiente à noite, tente programar pelo menos uma boa soneca curta durante o dia.

De acordo com um estudo do American Journal of Physiology, Endocrinology and Metabolism, tirar um cochilo também pode contribuir para o emagrecimento. Foram examinados durante sete dias os níveis hormonais de 41 homens e mulheres que faziam parte de um experimento sobre privação de sono. Aqueles que tinham permissão de cochilar por duas horas depois de uma noite sem dormir apresentaram queda significativa nos níveis de cortisol, o hormônio relacionado aos altos níveis de estresse, e menos acúmulos de gordura na barriga.

Macedo afirma, contudo, que se preparar para uma boa noite de sono ajuda. É importante, por exemplo, criar uma rotina relaxante antes de ir para a cama, deixar o quarto totalmente escuro, evitar fumo, café e álcool, e, principalmente, procurar evitar comidas calóricas pelo menos três horas antes de dormir.

— Prefira alimentos leves, assim a digestão fica mais leve — recomenda o médico.
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.