CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

ESTUDANDO A CÉLULA


Células adultas são "reprogramadas" e voltam a estado embrionário em descoberta promissora New Scientist/Reprodução Youtube
 
Embrião de camundongo "fabricado" a partir de células reprogramadas 
 
 
Foto: New Scientist / Reprodução Youtube
 
 
E se trazer células adultas de volta ao estado embrionário for apenas questão de aumentar a acidez do meio onde elas são cultivadas? É isso o que descobriram cientistas japoneses e americanos recentemente.
A revolucionária "fórmula do rejuvenescimento" levou meia hora para fazer efeito. As implicações da descoberta se estendem da medicina regenerativa ao tratamento do câncer - sem falar na clonagem, que com essa técnica resultaria em cópias perfeitas dos originais (atualmente, o processo envolve a "instalação" do DNA original em um óvulo que também acaba contribuindo na formação do animal resultante).
Mas por que células-tronco embrionárias são tão espetaculares mesmo? Porque elas podem se transformar em qualquer tipo de célula do corpo, como as que podem substituir tecido perdido em uma queimadura, por exemplo.
A polêmica sempre esteve em torno da utilização de embriões, o que passou a ser dissipado em 2006, quando cientistas da Universidade de Kyoto, no Japão, inventaram um jeito de "reprogramar" células humanas adultas usando quatro genes encontrados nas células "pluripotentes". O problema, então, era o risco de que toda essa função de mexer no DNA causasse câncer.
Agora, pesquisadores do Riken Center for Developmental Biology, em Kobe, Japão, bolaram uma maneira de fazer a mesma coisa sem tocar no DNA. A sacada da pesquisadora Haruko Obokata foi lembrar que mudanças drásticas no ambiente podem levar a células de plantas darem origem a células completamente novas. E se o mesmo fosse aplicado a mamíferos?
Os candidatos a testar o novo método, é claro, foram os camundongos. Obokata modificou o DNA de células sanguíneas de camundongos para que uma substância fluorescente "acendesse" quando detectasse uma célula embrionária - exatamente o que aconteceu quando elas foram expostas a um ambiente ácido.
Se isso funcionar em humanos, pode começar a comemorar: estarão disponíveis terapias celulares utilizando células do próprio paciente, que não induzem nenhuma resposta indesejada do sistema imunológico.



ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.