CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

MITOS OU VERDADES?

Em tempo de temperaturas recordes, esses e outros mitos do calor são desvendados por especialistas

Curitibanos têm enfrentado a semana mais quente de verão dos últimos oito anos. Na quarta-feira, o termômetro na capital alcançou 34,7°C pouco depois das 16 horas. A medição do tempo em Curitiba é feita pelo Instituto Tecnológico Simepar desde 1997. Meteorologistas não descartam que o recorde histórico de calor em Curitiba – registrado em outubro de 2012, com 35ºC – seja ultrapassado. Ontem, os termômetros chegaram a 33°C.
Embora pareça pouco comum, a alta dos termômetros é considerada normal. O meteorologista do instituto Reinaldo Kneib afirma que esse calor não faz parte de nenhum fenômeno especial e é causado por uma intensa massa de ar quente que está estacionada sobre a região Sul.
“As chuvas têm ocorrido, mas de forma muito irregular, não suficientes para diminuir as temperaturas. Além disso, a maioria dos dias têm amanhecido quente e as nuvens têm se formado mais tarde do habitual, por volta das 16 horas”, afirma Kneib.
Em tempos de temperaturas recordes, as soluções caseiras para apaziguar o calor, como colocar uma bacia d’água no meio da sala para se refrescar, são repetidas por muitos. Será que funciona? É possível fritar ovo no asfalto quente? A reportagem consultou especialistas para desfazer este e outros mitos do calor. Confira:
Verdade ou mito?
Roupas claras
Depende. Marina Seibert, professora da faculdade de Moda da Universidade Feevale, com sede no Rio Grande do Sul, explica que o preto tem a característica de reter calor, enquanto o branco reflete os raios solares e proporciona maior sensação de frescor. Entretanto, se o branco for usado perto do colo, por exemplo, o calor pode refletir para o rosto e aumentar a sensação de abafamento. A escolha têxtil também é importante: mesmo com cores mais escuras, se as peças forem de materiais que permitem a transpiração ou tiverem perfurações, como as rendas, isso irá interferir na sensação térmica corporal.
Gelo no ventilador
É verdade. De acordo com o pneumologista Adalberto Rubin, professor da Universidade Federal das Ciências da Saúde de Porto Alegre, mesmo sem estar perto de um ventilador, uma bacia de água ou gelo podem ajudar a aumentar a umidade do ar, reduzindo a sensação de calor.
Abrir as janelas do carro mesmo com o ar ligado?
É verdade. Em dias quentes, a temperatura externa do veículo pode passar dos 50°C. Com isso, o painel superaquece. Se o ar-condicionado for ligado no máximo, com as janelas fechadas, o sistema será sobrecarregado e pode ocorrer queima ou derretimento dos fios, danificando o equipamento. O empresário do ramo de ar-condicionado automotivo Marcelo Ramos orienta a deixar as janelas abertas por um tempo, já com o ar ligado, para acelerar o resfriamento do painel e evitar perda de eficiência.
Fritar ovo
Depende. A reportagem fez a experiência e comprovou que o dito popular é, na maioria das vezes, figura de linguagem. Entre as 14h30min e as 15 horas do dia em que o calor foi mais intenso, a temperatura do asfalto chegou a 65°C. Para fritar um ovo, seria preciso algo em torno de 90°C.
Sorvete e picolé


É verdade. Mas não por muito tempo. Alimentos gelados proporcionam sensação de frescor imediato. A dica da nutricionista Júlia Dubin Melnick é fazer picolés em casa, congelando sucos naturais de frutas, sem adição de açúcar, ou mesmo iogurtes, para reduzir o potencial calórico do refresco.
Bebês sentem menos calor
É mito. Bebês sentem tanto calor quanto adultos. Segundo o vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Marcelo Pavese Porto, em temperaturas muito baixas, crianças pequenas podem sentir mais frio do que adultos, mas não no calor extremo. Segundo o pediatra, em dias de calorão, o ideal é deixar a criança somente de fraldas. Bebês que estão em fase de aleitamento podem solicitar mais vezes por dia o peito da mãe, porque sentem sede, e o leite materno é o melhor nutriente que a criança pode ter para evitar desidratação.
Dormir com ventilador ligado faz mal
Depende. Conforme o pneumologista Adalberto Rubin, pesquisador clínico em doenças respiratórias, se o ar-condicionado mantiver a temperatura estável em torno dos 23°C não há riscos à saúde. O problema é quando o ambiente fica resfriado demais, pois isso resseca o ar, causando irritação nas vias respiratórias. Ventilador diretamente voltado para a cama têm o mesmo efeito. Segundo Rubin, o risco é maior para pessoas que têm problemas respiratórios.
GAZETA DO POVO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.