CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

A CULTURA AFRO-INDÍGENA E A RELIGIÃO

Os negros trazidos da África como escravos geralmente eram imediatamente batizados e obrigados a seguir o Catolicismo. A conversão era apenas superficial e as religiões de origem africana conseguiram permanecer através de prática secreta ou o sincretismo com o catolicismo.
Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantém quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso das casas tradicionais de Candomblé e do Xangô do Nordeste; outras formaram-se através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. Em maior ou menor grau, as religiões afro-brasileiras mostram influências do Catolicismo e da encataria europeia, assim como da pajelança ameríndia4 . O sincretismo manifesta-se igualmente na tradição do batismodos filhos e o casamento na Igreja Católica, mesmo quando os fiéis seguem abertamente uma religião afro-brasileira.
Já no Brasil colonial os negros e mulatos, escravos ou forros, muitas vezes associavam-se em irmandades religiosas católicas. A Irmandade da Boa Morte e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foram das mais importantes, servindo também como ligação entre o catolicismo e as religiões afro-brasileiras. A própria prática do catolicismo tradicional sofreu influência africana no culto de santos de origem africana como São BeneditoSanto Elesbão,Santa Efigênia e Santo Antônio de Noto (Santo Antônio de Categeró ou Santo Antônio Etíope); no culto preferencial de santos facilmente associados com os orixás africanos como São Cosme e Damião (ibejis), São Jorge (Ogum no Rio de Janeiro), Santa Bárbara (Iansã); na criação de novos santos populares como a Escrava Anastácia; e em ladainhas, rezas (como a Trezena de Santo Antônio) e festas religiosas (como a Lavagem do Bonfim onde as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bonfim em SalvadorBahia são lavadas com água de cheiro pelas filhas-de-santo do candomblé).
As igrejas pentencostais do Brasil, que combatem as religiões de origem africana, na realidade têm várias influências destas como se nota em práticas como o batismo do Espírito Santo e crenças como a de incorporação de entidades espirituais (vistas como maléficas). Enquanto o Catolicismo nega a existência de orixás e guias, as igrejas pentencostais acreditam na sua existência, mas como demônios.
Segundo o IBGE, 0,3% dos brasileiros declaram seguir religiões de origem africana, embora um número maior de pessoas sigam essas religiões de forma reservada.
Inicialmente desprezadas, as religiões afro-brasileira foram ou são praticadas abertamente por vários intelectuais e artistas importantes como Jorge AmadoDorival CaymmiVinícius de MoraesCaetano VelosoGilberto GilMaria Bethânia (que freqüentavam o terreiro de Mãe Menininha), Gal Costa (que foi iniciada para o Orixá Obaluaye), Mestre Didi (filho daiyalorixá Mãe Senhora), Antonio RisérioCaribéFernando CoelhoGilberto Freyre e José Beniste (que foi iniciado nocandomblé ketu).
São consideradas religiões afro-brasileiras, todas as religiões que foram trazidas para o Brasil pelos negros africanos, na condição de escravos. Ou religiões que absorveram ou adotaram costumes e rituais africanos. As religiões afro-brasileiras na maioria são relacionadas com a religião yorùbá e outrasreligiões tradicionais africanas, é uma parte das religiões afro-americanas e diferentes dasreligiões afro-cubanas como a Santeria de Cuba e o Vodou do Haiti pouco conhecidas no Brasil.

Por que também não julgais por vós mesmos o que é justo? 58 Ora, quando fores com o teu adversário ao magistrado, faze o possível para entrar em acordo com ele pelo caminho, a fim de que ele te não arraste ao juiz, e o juiz te entregue ao executor, e o executor te ponha na prisão. 59 Digo-te: não sairás dali, até pagares o último centavo”.  Hipócritas! Sabeis distinguir os aspectos do céu e da terra; como, pois, não sabeis reconhecer o tempo presente?  FONTE:WIKIPÉDIA

2 comentários:


  1. AFRO-IND 1-RESP a)COMO ERA A RELIGIÃO DO NEGRO? B)O QUE ERA A CONVERSÃO? C)O QUE MANTÉM ALGUMAS RELIGIÕES? D)CITE CASOS e)COMO SE FORMARAM OUTRAS f)QUAL A INFLUÊNCIA 2-a)COMO O SINCRETISMO SE MANIFESTA? B)COMO ERA NO BRASIL?
    c)POR QUE FORAM IMPORTANTES? D)O QUE SOFREU A PRÁTICA RELIGIOSA? E)QUEM CUTUAVA OS AFRICANOS? F)QUAL CULTO PREFERENCIAL? 3-a)O QUE FORAM CRIADOS? B)O QUE ERA A LAVAGEM? C)FALE DAS IGREJAS PENTECOSTAIS d)O QUE ELAS TEM? E)E O CATOLICISMO? F)E AS PENTECOSTAIS? 4-a)COMO É SEGUNDO O IBGE? B)COMO ERA INICIALMENTE? C)CITE AS PERSONALIDADES d)COMO SÃO CONSIDERADAS? E)COMO SÃO AS RELIGIÕES? F)COMENTE A PALAVRA.RELEMBRE E CITE OS 10 MANDAMENTOS. P/29/10

    ResponderExcluir

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.