CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 30 de maio de 2015

MITOS DO MEL


HoneyLembra de quando sua avó chegava com um xarope de mel e própolis quando você desatava a tossir do nada? Pois é, com a chegada das baixas temperaturas, os sintomas das doenças respiratórias começam a aparecer. Resfriados acompanhados de coriza, dor de garganta e tosse estão entre os sintomas mais comuns das doenças provenientes desta época do ano. Para aqueles que buscam recursos naturais para aliviar tais sintomas, uma solução tradicional e eficaz pode ser o suficiente: uma colher de mel ou própolis.

– O mel possui ação antimicrobiana e antibiótica, capaz de impedir o crescimento de micro-organismos. O própolis também é eficaz, com ações antiviral, analgésica e antifúngica. Ambos aliviam os sintomas de dores de garganta e problemas respiratórios, mas não promovem a cura da doença em si – explica  Mara Joseane Ferreira, nutricionista do Centro Clínico Gaúcho
Outro benefício do mel é a sua contribuição para o trânsito intestinal, pois estimula o crescimento das chamadas “bactérias do bem”, que naturalmente habitam o intestino, assim auxiliam para uma flora intestinal saudável.


Confira alguns esclarecimentos sobre o mel e o própolis:

1. Mel engorda?

O mel é calórico e o consumo em excesso pode causar ganho de peso. O consumo exagerado de mel também pode elevar a presença de glicose no sangue, aumentando os níveis de insulina.

2. Qual a quantidade de consumo de mel aconselhada diariamente?

O consumo diário de mel pode variar entre uma colher de chá (10g) a uma colher de sopa (25g). É importante ressaltar que este alimento deve ser consumido como um dos elementos de uma dieta saudável.

3. O açúcar encontrado no mel é saudável?

O mel é mais saudável para a alimentação do que o açúcar refinado. Enquanto o açúcar do mel possui uma série de substâncias que proporcionam benefícios para o organismo, o açúcar refinado é somente fonte de calorias.

4. Quais são os nutrientes encontrados no mel e no própolis?

O mel contém boa quantidade de carboidratos e por isso é uma ótima fonte rápida de energia. Ele também possui ácidos orgânicos, sendo que um deles, o ácido glucônico, contribui para a formação do peróxido de hidrogênio, um poderoso antibactericida. Ferro, cobre, potássio, magnésio, fósforo e cálcio também são encontrados no mel. Já o própolis contém vitaminas do complexo B, Vitamina A, e minerais como o ferro, magnésio, silício, alumínio, zinco, bromo e titânio.

5. Existe alguma restrição quanto ao consumo do mel?

O mel não deve ser consumido por crianças menores de um ano. Isto porque o alimento pode ter Clostridium Botulunum, bactéria causadora do botulismo. Além disso, o mel não é recomendado para pessoas que possuem diabetes, pois é rico em açúcar e pode levar a picos de glicemia no organismo.


DONNA DO CLICRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.