CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

VAMOS OLHAR PARA O ESPAÇO

  (Foto: nasa)


Astronautas na Estação Espacial Internacional fotografaram um fenômeno raro e misterioso na atmosfera - os sprites vermelhos.
Associados com poderosas tempestades, os sprites são raios que têm origem na parte superior de nossa atmosfera. Na primeira imagem produzida pelos astronautas, eles ocorrem sobre Missouri e Illinois e na segunda, abaixo, sobre El Salvador. 
  (Foto: reprodução - nasa)


Estima-se, pelas imagens, que os sprites se estendam por 100 km desde a superfície da Terra. 
Os sprites não são exatamente como raios - eles são descargas elétricas grandes, mas são um fenômeno de plasma frio, bem diferentes das temperaturas altas provocadas por raios comuns. Por não sabermos muito sobre eles, a ciência ainda os considera misteriosos. Mas desde 1989 a Nasa tenta registrá-los e aprender mais sobre eles, em várias missões aéreas. 
Uma das hipóteses sobre como eles se formam (e por que estão sempre em locais com tempestades) é que eles sejam causados por raios raros, porém intensos, chamados 'raios positivos'. A maior parte dos raios comuns tem uma carga elétrica negativa. Os raios positivos, como o seu nome denuncia, possuem carga positiva. Eles são apenas 5% dos raios, mas seu poder é 10 vezes maior do que os raios negativos. 
Eles são tão fortes que podem quebrar moléculas da atmosfera em íons, formando o plasma frio sobre o qual comentamos acima. E a cor ~exótica~ acontece porque esses íons se chocam com moléculas do ar. Essas partículas excitam nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, liberando a energia em forma de cores bonitas (assim como na aurora!). 


Via PopSci / G 1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.