CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A SUPERLUA NESTE DOMINGO

Fenômeno ocorrerá a partir das 22h07min e só se repetirá em 2033


Superlua na sombra: entenda o eclipse incomum deste domingo  Anderson Fetter/Agencia RBS
 
Em 2014, ZH registrou eclipse lunar 
 
Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS
 
 
Que Lua é essa que estão prometendo agora? Nada de sangrenta, vermelha ou seja lá o que for. O que ocorre neste domingo é a combinação de dois fenômenos: um eclipse total exatamente no dia de uma Superlua. A última vez que isso aconteceu foi há 30 anos. E, para ver de novo, só em 2033. Para evitar confusões, explicamos alguns conceitos.

 
Superlua

Elas ocorrem uma vez por ano, em média. Em 2015, já foram duas. É quando a Lua está em seu ponto mais próximo da Terra, chamado de perigeu. A proximidade faz com que ela pareça entre 15% e 30% maior, por isso foi batizada de Superlua. 
Eclipse lunar


Por cerca de uma hora, a sombra da Terra ficará sobre a Lua, que vai se "apagar" — na verdade a luz do sol será ofuscada pela Terra. São duas as fases de um eclipse total: penumbral e umbral. Na primeira, prevista para as 22h07min deste domingo, o efeito na Lua é muito mais sutil, estará se iniciando o processo de escurecimento.
Na fase umbral, provavelmente entre 23h11min e 0h23min dá para perceber claramente a sombra densa (chamada de umbra) da Terra se projetando sobre a superfície lunar. É quando a sombra cobre totalmente a Lua e começa o efeito alaranjado (entenda por que abaixo). A coloração também fica mais intensa de acordo com o estado da atmosfera terrestre. Erupções vulcânicas recentes, por exemplo, ajudam a intensificar o efeito.


 Foto: Nasa/Divulgação 


O eclipse de uma Supelua


O eclipse de uma superlua não é comum e aconteceu apenas cinco vezes desde 1900: em 1910, 1928, 1946, 1964 e 1982. O próximo só vai ocorrer em 2033. 


Como ver


Basta olhar pra cima e torcer para não estar nublado. Não precisa cortar o exame de Raio-X do irmão, nem nada disso. Claro, com uma luneta ou um telescópio tudo ficará mais bonito. 


 
ZERO HORA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.