CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ÁGUA EM MARTE

Astronautas poderiam utilizar elemento para consumo
 
Nasa encontra evidência de água líquida em Marte | Foto: NASA / AFP / CP
Nasa encontra evidência de água líquida em Marte 


Foto: NASA / AFP / CP


A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou que encontrou evidências de água líquida em Marte, informou nesta segunda-feira o jornal The Washington Post. A descoberta aumenta a possibilidade de que os astronautas que viajam para o planeta vermelho possam utilizar água para consumo próprio.

Até o momento, Marte é o único planeta do sistema solar, além da Terra, com evidência de água na superfície. "Outros mundos têm o líquido em oceanos do subsolo ou espalhados na forma de vapor na atmosfera, mas Marte é o único lugar onde temos evidências sólidas de que o líquido fica ao ar livre", informou Lujendra Ojha da Georgia Tech, que liderou a pesquisa.

As formações já haviam sido reveladas em imagens posteriores do planeta. Segundo especialistas, já se suspeitavam que elas eram possíveis origens de salmouras, mas só agora as evidências do fenômeno foram comprovadas.

As faixas estreitas, com menos de 5 metros de largura, aparecem durante as estações quentes em certas regiões marcianas. Os cientistas que as descobriram as chamaram de “linhas de encosta recorrentes”. 

“Determinar se água líquida existe na superfície marciana é central para a compreensão do ciclo hidrológico e para o potencial de existência de vida em Marte”, escreveu Lujendra Ojha, do Instituto de Tecnologia da Georgia, em estudo publicado hoje na Nature Geoscience.

Os especialistas, porém, ainda afirmam que a existência de liquido em Marte ainda não faz possível a existência de vida no planeta. Para efeito de comparação, o centro do deserto do Atacama é o único lugar parecido com essas condições onde há vida na Terra.

“Se as linhas de encosta recorrente se formam como resultado de deliqüescência [absorção de umidade] de sais percloratos, elas podem fornecer condições úmidas transitórias na superfície de Marte, apesar de a atividade de água nas soluções de perclorato ser baixa demais para sustenta a vida do tipo terrestre”, concluiu Ojha.


CORREIO DO POVO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.