CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

HOMILIA DO EVANGELHO DE HOJE


Mt 25,1-13

“O Reino dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de oleo e saíram ao encontro do noivo”. Cinco delas eram providentes, e cinco improvidentes. O que as distinguia era, justamente, o oleo. Mt não dá tanta atenção à vigilância, até porque todas dormiram, mas ao fato de estarem prontas para seguir o noivo assim que chegasse. Para isso, o mais importante era o oleo conservando as lamparinas acesas. O noivo aqui é identificado com Cristo, e as noiva com os cristãos; o salão das núpcias, com o Reino.
As virgens sábias ou prudentes ou, ainda, providentes, são os cristãos que não abandonam, em hipótese nenhuma, a Palavra de Deus, a Vontade do Senhor e a prática da caridade. São aqueles e aquelas que permanecem diante do Senhor, fazendo de suas vidas verdadeiros dons, sacrários de Deus e autênticos instrumentos da salvação. Não desanimam diante dos problemas e das perseguições, não abandonam o barco da fé, não se escoram nos outros e nem trocam o seu amor por outros amores. São decididos, convictos, apaixonados por Jesus Cristo e pelo Seu Reino.
Os cristãos estamos com Cristo, mas também O esperamos; diante Dele, mas também desejamos vê-LO face a face; caminhamos à luz da fé, mas um dia com Ele reinaremos quando a fé e a esperança não forem mais necessárias, porque somente o amor será a nossa realidade. Antes disso, a fé e a esperança nos sustentam, dão-nos sentido de vida, certeza antecipada do que esperamos e acreditamos. Enfrentamos todo tipo de combate, lutamos com as armas da prudência e da simplicidade, preparamo-nos como as serpentes, a fim de não recebermos o bote, e agimos como as pombas, mirando apenas o bem do outro.
O oleo de que necessitamos é o Espírito Santo, Alma da Igreja, Consolo de nossas vidas, Santificação do nosso ser, Fortaleza na caminhada, Condição de configuração ao Noivo, Jesus Cristo, Luz permanente na espera do Salvador, Certeza de comunhão e participação na festa das eternas núpcias. Sem o Espírito, é impossível encontrar o Noivo, a Verdade e a Vida. Sem uma profunda vida de abertura ao Espírito de Deus não há possibilidade de permanência, de encontro e de transformação. O encontro com Cristo só será possível a quem se lançar no Espírito de Deus.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.