CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

ARTE - LENDAS AFRICANAS

 AVALIAÇÃO DE NOVEMBRO - LENDAS AFRICANAS 
Certo dia, um rapaz viu uma rapariga muito bonita e apaixonou-se por ela. Como se queria casar com ela, no outro dia, foi ter com os pais da rapariga para tratar do assunto.
__ Essa nossa filha não fala. Caso consigas fazê-la falar, podes casar com ela, responderam os pais da rapariga.O rapaz aproximou-se da menina e começou a fazer-lhe várias perguntas, a contar coisas engraçadas, bem como a insultá-la, mas a miúda não chegou a rir e não pronunciou uma só palavra. O rapaz desistiu e foi-se embora.
Após este rapaz, seguiram-se outros pretendentes, alguns com muita fortuna mas, ninguém conseguiu fazê-la falar.O último pretendente era um rapaz sujo, pobre e insignificante. Apareceu junto dos pais da rapariga dizendo que queria casar com ela, ao que os pais responderam:__ Se já várias pessoas apresentáveis e com muito dinheiro não conseguiram fazê-la falar, tu é que vais conseguir? Nem penses nisso!
O rapaz insistiu e pediu que o deixassem tentar a sorte. Por fim, os pais acederam.
O rapaz pediu à rapariga para irem à sua machamba, para esta o ajudar a sachar. A machamba estava carregada de muito milho e amendoim e o rapaz começou a sachá-los.
Depois de muito trabalho, a menina ao ver que o rapaz estava a acabar com os seus produtos, perguntou-lhe:__ O que estás a fazer?O rapaz começou a rir e, por fim, disse para regressarem a casa para junto dos pais dela e acabarem de uma vez com a questão.
Quando aí chegaram, o rapaz contou o que se tinha passado na machamba. A questão foi discutida pelos anciãos da aldeia e organizou-se um grande casamento.
Depois de um bom jantar, com a lua brilhando, as pessoas de uma aldeia na África antiga podem ouvir o som de um tambor, chocalho, e uma voz que gritava: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Esses foram os sons do griot, o contador de histórias.
Quando eles ouviram o chamado, as crianças sabiam que estavam indo para ouvir uma história maravilhosa, com música e dança e música! Talvez hoje a história seria sobre Anansi, a aranha. Todo mundo adorava Anansi. Anansi podia tecer as teias mais bonitas. Ele foi quem ensinou o povo de Gana como tecer o pano de lama bonito. Anansi teve uma boa esposa, filhos fortes, e muitos amigos. Ele entrou em muita confusão, e usou sua inteligência e poder do humor de escapar.Houve outras histórias que o povo gostava de ouvir mais e mais. Algumas histórias eram sobre a história da tribo. Alguns eram grandes guerras e batalhas. Algumas eram sobre a vida cotidiana. Não havia linguagem escrita na África antiga. Os narradores acompanhavam a história do povo.Havia geralmente apenas um contador de histórias por aldeia. Se uma vila tentava roubar um contador de histórias de outra aldeia, era motivo de guerra! Os contadores de histórias foram importantes. Os griots não eram as únicas pessoas que podiam contar uma história. Qualquer um poderia gritar: "Vamos ouvir, vamos ouvir!" Mas os griots eram os "oficiais" contadores de histórias. O griot aldeia não tem que trabalhar nos campos. Sua tarefa era contar histórias.

1-DESCREVA   a)O QUE ACONTECEU CERTO DIA?    b)O QUE HAVIA COM A FILHA?    c)QUE FEZ O RAPAZ   d)FALE DO RAPAZ POBRE   e)COMO ESTAVA A MACHAMBA?    f)DEPOIS DE MUITO TRABALHO QUE HOUVE?   g)POR QUE O RAPAZ RIU?   h)COMO FOI O FINAL?   i)COMO ERA NA ÁFRICA?   j)COMO ERA A HISTÓRIA?   k)FALE DE ANANSI   l)O QUE ELE FEZ?   m)FALE DE HISTÓRIAS   n)COMENTE DOS NARRADORES   o)QUE FAZIA A VILA?   p)QUEM ERAM OS GRIOTS?
 2-DEFINA O VOCABULÁRIO AFRO-BRASILEIRO:  ABADÁ – ABARÁ – ACARÁ – ACARAJÉ – AFOXÉ –  AGOGÔ – ALUÁ-AMUO  – ANGOLA - BALANGANDÃS  – BAMBA –BAMBERÊ –BAMBOLÊ – BANCAR – BANGUELA –BANGULÊ  –BANTO  –BANTOS –BANZO – BAOBÁ –BATUQUE – BERIMBAU – CAÇAMBA – CACHAÇA –CACHIMBO – CACIMBA – CAFOFO – CALUNGA- CAPOEIRA -CATUPÉ -CAXANGÁ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.