CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 27 de julho de 2017

FALANDO DE JESUS PARA O MUNDO

Quinta-feira, 27 de julho de 2017
Mt 13,10-17
1. O conhecimento de Jesus e dos seus ensinamentos se dá na abertura a Ele, às suas palavras e à sua vida. Não é suficiente conhecer o mundo inteiro e a ciência dos homens. Não basta conhecer os Mandamentos e ser mestre em Israel ou no mundo grego ou ainda em qualquer universidade no mundo. Na rejeição a Jesus, tanto as lideranças judaicas quanto os pagãos se afastam mais e mais de Deus e se abismam em uma cegueira tremenda. Os "mestres" do mundo se enroscam nas próprias ideias, enferrujam nos seus limites intelectuais e morrem engasgados nas suas próprias teses, infelizes pelo fato de terem encontrado a verdade. Por outro lado, na medida em que se prontificam, verdadeiramente, a ouvir o que Jesus tem a dizer, certamente passam, não somente a enxergar mais, mas também adquirem a possibilidade da identificação com a Verdade. O contrário também acontece, pois na medida em que se tornam insensíveis aos ensinamentos de Jesus, aumenta absurdamente sua ignorância nos mistérios de Deus e aproximam-se da própria desumanização.
2. Jesus chama Seus discípulos de Bem-aventurados, pelo fato mesmo de “verem e ouvirem” Aquele que foi o interesse dos justos profetas, de todo o Antigo Testamento, que existe na direção do Messias Jesus Cristo. Um exemplo claro é o Simeão, no momento da apresentação de Jesus menino: “Agora, Soberano Senhor, podes despedir em paz o teu servo, segundo a tua palavra; porque meu olhos viram tua salvação, que preparaste em face de todos os povos, e glória de teu povo, Israel” (Lc 2,29-32). Os discípulos são os pequeninos do Senhor, as ovelhas enviadas para o meio dos lobos, aqueles que colocaram suas vidas e seus sonhos nas mãos de Deus e se deixaram guiar exclusivamente por Ele, apesar do medo, das dificuldades pessoais e externas.
3. Jesus, vivenciando um insucesso missionário, revela, mais claramente, os segredos do Reino aos Seus discípulos: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não não é dado”. Jesus prepara Seus discípulos para uma grande missão: levar as Bem-Aventuranças a todos os povos; fazer cumprir a Lei de Deus segundo o significado dado pelo próprio Deus e não segundo as concepções humanas; colocar em prática a vivência do amor até as últimas consequências; e inverter a lógica do mundo, pondo em relevo a lógica do esvaziamento de si para o bem do outro. Realmente, judeus e pagãos não entenderiam, como muitos não entendem até hoje, tal ensinamento, que é abraçado amorosamente por quem é verdadeiro discípulo ou autêntica discípula de Jesus.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.