CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 28 de julho de 2017

JESUS SEMEIA EM NÓS




 O Semeador age despreocupadamente. Enquanto semeia, parte das sementes cai em diversos tipos de terrenos. O ato de semear é livre, despreocupado, decisivo e confiante. Tal Semeador é Deus mesmo. Ele age de tal modo que cada terreno ou, mais precisamente, cada pessoa possa, na liberdade que possui, assumir aquela semente e lutar por ela a qualquer custo ou, simplesmente, rejeitá-la, ou ainda, até querer lutar por ela, mas não com tanto esmero, deixando-a morrer. O importante é que quem semeia faça-o com total convicção e destemor, desprendimento e obediência à vontade de Deus.
2. Em cada terreno se revela uma pessoa que trava contato com a Palavra de Deus, mais precisamente com o Filho de Deus. O fato é que muitos passam por Jesus, outros até dialogam com Ele, ainda outros, O defendem com paixão, mas somente quem com Ele se encontra profundamente e a Ele responde com a própria vida, pode, enfim, produzir os frutos desejados por Deus. Sem esse confronto-encontro com a Palavra de Deus é impossível algum entendimento de suas parábolas. Não pode participar da vida nova trazida por Jesus quem continua na cegueira do mundo, na indiferença religiosa, no “mesmismo” da carne, na ditadura do instinto e no desejo ambicioso de tudo possuir. Quem se “alegra” com esse mundo não pode ser terreno adequado ao desenvolvimento da semente e, consequentemente, à produção dos frutos.
3. Jesus Cristo ao formar o "resto de Israel", seus discípulos, ensina-os na intimidade. Eles são preparados com profundidade, para assumirem uma grande missão de transparência da Palavra Eterna em sua condição humana, mas potencializada pelo Espírito Santo. Cada um, segundo suas limitações e sua personalidade, recebeu de Cristo o necessário para produzir os frutos queridos por Deus para a humanidade. Eles foram formados para formar, educar, conduzir, sendo também palavra na Palavra, no sentido de que em cada um existe não somente a presença da Palavra, mas também o seu testemunho autêntico, sua visibilidade histórica.
4. Mt, Mc e Lc escrevem para suas respectivas comunidades, que precisam descobrir imediatamente sua condição de serva, ouvinte e praticante da Palavra de Deus. Aquilo que foi ensinado aos discípulo também está sendo ensinado na Igreja de modo geral. Cada fiel, cada membro do povo de Deus, está sendo convidado a ter um verdadeiro encontro com a Palavra de Salvação e tornar-se, para Ela, seu terreno de desenvolvimento. Somente nesse encontro, poder-se-á compreender o sentido dos ensinamentos de Jesus, que não exclui ninguém, mas respeita a decisão de quem DELE não quer se aproximar e, por isso mesmo, fica sem nada entender e, portanto, produzir para o Reino de Deus.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.