CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 30 de setembro de 2023

O TERÇO - A CONTEMPLAÇÃO - https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/20-sexta-feira-5/


Primeira Leitura: Romanos 4,1-8

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 1que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne? 2Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória… mas não perante Deus! 3Com efeito, o que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça”. 4Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida. 5Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça. 6É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras: 7“Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados; 8feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado”. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 31(32)

Vós sois para mim proteção e refúgio, / eu canto bem alto a vossa salvação.

1. Feliz o homem que foi perdoado / e cuja falta já foi encoberta! / Feliz o homem a quem o Senhor  não olha mais como sendo culpado / e em cuja alma não há falsidade! – R.

2. Eu confessei, afinal, meu pecado / e minha falta vos fiz conhecer. / Disse: “Eu irei confessar meu pecado!” / E perdoastes, Senhor, minha falta. – R.

3. Regozijai-vos, ó justos, em Deus  e no Senhor exultai de alegria! / Corações retos, cantai jubilosos! – R.

Evangelho: Lucas 12,1-7

Aleluia, aleluia, aleluia.

Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos! (Sl 32,22) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 1milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar, primeiro a seus discípulos: “Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. 2Não há nada de escondido que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto que não venha a ser conhecido. 3Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido, no quarto, será proclamado sobre os telhados. 4Pois bem, meus amigos, eu vos digo, não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isso. 5Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a esse temei. 6Não se vendem cinco pardais por uma pequena quantia? No entanto, nenhum deles é esquecido por Deus. 7Até mesmo os cabelos de vossa cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais”. – Palavra da salvação.

Reflexão:https://www.paulus.com.br/portal/liturgia-diaria/20-sexta-feira-5/

Jesus denuncia os fariseus porque fazem da observância da Lei o trampolim para obter privilégios. Eles se consideram os puros, os santos. Em vez de servirem ao povo, servem-se do povo, para conservar sua posição social. Este é o “fermento” dos fariseus; esta é a influência maléfica que pode infiltrar-se também no seio da comunidade cristã. Os discípulos devem partilhar o que aprenderam do Mestre. Mas, cuidado: qualquer hipocrisia, na fala e no testemunho, se revelará um dia. Máscaras serão arrancadas. Os discípulos, aqui chamados de “amigos”, são exortados a não temer (no tempo da perseguição), mas ter a coragem de confessar publicamente Jesus. O Pai cuida de todos e está presente em todas as circunstâncias. Se Deus cuida de pássaros indefesos, terá muito mais zelo pelos que seguem o seu Filho.

MISTÉRIOS G0Z0S0S - ( Natalidade e crescimento de Jesus )
1º MISTÉRIO: ANUNCIAÇÃO – O ANJO ANUNCIA A MARIA QUE ELA SERÁ MÃE DO FILHO DE DEUS – O SIM..
Contemplamos a anunciação do anjo Gabriel à Nossa Senhora e a encarnação do verbo de Deus em seu ventre.   "Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a vossa palavra" - aqui vemos em Maria o despojamento, a humildade, o amor a Deus e a entrega de si mesma.
Meditação: Hoje o Senhor nos chama dar o sim para Jesus; nascer em nosso coração em nossa vida, dar sentido à nossa vida terrena e acolher o plano de Deus para nossa salvação.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
2º MISTÉRIO: MARIA VISITA SUA PRIMA IZABEL IDOSA QUE ESTAVA GRÁVIDA DE JOÃO BATISTA – ANUNCIANDO A BOA-NOVA...
Contemplamos a visitação de Nossa Senhora à Santa Isabel.     "E partindo às pressas foi às montanhas ficar com sua prima que já de idade avançada estava grávida"....  Isabel a saúda: Tu és bendita.. como posso merecer que a MÃE do meu Senhor venha me visitar, quando adentrastes pela porta a criança saltou em meu ventre.  Maria responde: "Minha Alma glorifica o Senhor... Meu espírito exulta em Deus Meu Salvador!"
A humildade e a entrega de si mesma em favor dos mais necessitados; hoje Deus nos chama a trabalhar em sua vinha, sair de nosso conforto e procurar os que estão necessitados; não só de pão, mas de amor, apoio e do conhecimento da palavra do Senhor.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
3º MISTÉRIO: JESUS NASCE EM UMA GRUTA, EM BELÉM.
Contemplamos o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo em Belém.   Um Deus tão grande e poderoso vem até nós... o verbo de Deus se faz carne, sai da sua divindade e se torna um pobre mortal semelhante a nós em tudo, menos no pecado.
Jesus nos mostra que nada que temos ou possuímos, nesse mundo importa, comparado àquilo que há de vir... o mais importante: a vida eterna. O orgulho de um anjo que queria ser Deus gerou o pecado. E o salário do pecado é a morte...   ...a humildade é a chave de toda a nossa salvação, a pureza de coração, a entrega sincera a Deus é a obediência, e o salário da obediência é a vida eterna. Pois todo aquele que crer em mim mesmo que morra eu o ressuscitarei.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
4º MISTÉRIO: APRESENTAÇÃO DE JESUS AO TEMPLO
Contemplamos a apresentação do Menino Jesus no Templo e a Purificação de Nossa Senhora.  Uma espada de dor transpassará o vosso Coração.
Apresentando o nosso coração ao Senhor para que ele faça a circuncisão e tire aquela pele que impede a ação do Espírito Santo em nossa vida. E mesmo que em nossa caminhada junto ao Senhor uma espada penetre nossa alma, possamos pela força de seu Espírito Santo ver a salvação que vem de Jesus.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
5º MISTÉRIO: A PERDA E O REENCONTRO DE JESUS EM JERUSALÉM
Contemplamos a perda e o reencontro de Jesus no templo de Jerusalém.    Maria e José perderam Jesus ainda menino aos 12 anos em Jerusalém e após três dias de dor e sofrimento o encontram no templo no meio de doutores da lei ensinando a doutrina do Pai.
A Escritura Sagrada, é o caminho para encontrarmos Jesus, quando nos perdemos ou desviamos desse caminho, a conseqüência é a dor o sofrimento.  Na procura diária pela leitura, estudo e reflexão da Bíblia, podemos buscar o encontro ou o reencontro com Nosso Senhor e depois viver essas palavras e ensinamentos o quanto mais cedo. E, assim como Jesus, crescer na obediência e cuidar das coisas do Pai.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
Topo

Mistérios Dolorosos
MISTÉRIOS DOLOROSOS - ( Agonia, sofrimento e morte: Amor aos pecadores )
1º MISTÉRIO: A AGONIA DE JESUS (Gêtsemani: vigilância, intercessão, oração)
Contemplamos a agonia Mortal de Nosso Senhor, quando suou sangue no Horto das Oliveiras.    "Minha alma está triste a ponto de morrer, ficai aqui e vigiai. "Vigiai e orai para não cairdes em tentação, o espírito está pronto, mas a carne é fraca."
A oração e vigilância nos livra de cairmos nas armadilhas do demônio. Ele está sempre esperando uma oportunidade para nos fazer cair no pecado. Só com a força da oração constante podemos vencê-lo. Jesus mesmo sabendo tudo o que iria lhe acontecer, suportou toda tristeza e foi obediente ao Pai. Seguir o seu exemplo e em todas as coisas que nos acontecer, seja boa ou má ...sempre seja feito a vontade de Deus e não a nossa, pois Ele sabe o que é melhor para cada um de nós.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
2º MISTÉRIO: A FLAGELAÇÃO DE JESUS ATADO A UMA COLUNA
Contemplamos a flagelação de Nosso Senhor.    O sofrimento – a humilhação o escárnio- a violência de um inocente.
Toda essa humilhação e dor por cada um de nós, pecadores. O amor que sente por cada ser humano é impossível de se imaginar. E todas as vezes que pecamos e ofendemos um irmão estamos sendo os carrascos que torturaram Jesus.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
3º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE ESPINHOS
Contemplamos a coroação de espinhos de Nosso Senhor Jesus Cristo.    Cada ponta de espinho... um pecado – em cada gota de sangue derramado o perdão.
Sua sagrada face coberta de sangue... o sangue que nos lavou e limpou de nossos pecados; na dor provocada pelos espinhos resgatou-nos da morte.  O mesmo sangue que hoje derrama em cada Santa Missa Celebrada; poderoso sangue redentor, que nos cura e liberta de toda escravidão do pecado.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
4º MISTÉRIO: JESUS CARREGA A CRUZ ATÉ O CALVÁRIO
Contemplamos a subida dolorosa de Jesus carregando a Cruz para o Calvário.    O peso dos pecados do mundo nos ombros abriram chagas que chegavam até os ossos.
Todo aquele que quiser vir após mim, renegue a si mesmo toma sua cruz e siga-me.  As cruzes diárias é caminho de redenção e salvação. Aceitar as cruzes é amar a Jesus e imitá-lo. O servo fiel que segue seu mestre e também dá a vida por outro irmão.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
5º MISTÉRIO: JESUS MORRE NA CRUZ
Contemplamos a crucificação e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.    Cruz, escândalo para os judeus, loucura para os gentios, consolo e sinal de fé para os cristãos.
A cruz Sagrada seja a nossa luz... todo sofrimento na terra não tem comparação ao da cruz do Senhor. Por amor ao ser humano e ao pecador suportou dores incalculáveis, humilhou-se, foi insultado e desprezado, tratado como o pior dos criminosos. O maior dos tesouro de um cristão ..honrar a Santa Cruz!
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
Topo

Mistérios Gloriosos
MISTÉRIOS GLORIOSOS - ( Vitória, Salvação, Proteção )
1º MISTÉRIO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS
Contemplamos a ressurreição de Jesus.   A morte não é o fim para aqueles que crêem em Jesus.    A vitória sobre a morte, a esperança na vida eterna, o envio a anunciar a boa-nova, a remissão dos pecados.  A paz de Jesus àqueles que O seguem.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

2º MISTÉRIO: A ASCENÇÃO DO SENHOR
Contemplamos a ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo ao Céu.    A volta ao Pai para preparar–nos um lugar e para cuidar de cada um de nós intercedendo junto a Deus pelo perdão de nossos pecados.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...

3º MISTÉRIO: A DESCIDA DO ESPÍRITO SANTO SOBRE OS APÓSTOLOS
Contemplamos a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos reunidos com a Virgem Maria em Jerusalém.  A vinda do Prometido, o Espírito Santo Paráclito: o advogado-defensor.    O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo os que vos disse.
O Espírito Santo que recebemos no Batismo é nosso condutor, defende-nos diante do Pai, pois temos um acusador dia e noite que nos acusa diante de Deus... satanás; mas o Espírito Santo que habita em nós, ora em nós com gemidos inefáveis, pois não sabemos o que pedir a Deus.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
4º MISTÉRIO: A ASSUNÇÃO DE MARIA AO CÉU
Contemplamos a assunção de Nossa Senhora ao Céu: o encontro da Mãe com o Filho no céu. Concebida sem pecado Virgem Santa merecedora de todas as graças.
A filha predileta do Pai sempre fiel a Deus, guardou tudo sempre em seu coração, virgem do silêncio, seu corpo templo do Espírito Santo, Sacrário Vivo, não poderia ser corrompido pela terra como simples pecadora.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
5º MISTÉRIO: A COROAÇÃO DE MARIA POR JESUS E OS ANJOS (A serva fiel de Deus tornou-se Rainha)

Contemplamos a coroação de Nossa Senhora como Rainha de todos os anjos e santos.    Rainha dos Anjos: Uma mulher vestida de Sol, sobre a cabeça uma coroa de estrelas e sobre o os pés a lua.  Rainha da Terra, Rainha da Igreja intercessora poderosa junto a Jesus, tem poder de esmagar a cabeça do dragão infernal, na hora de nossa morte nos defenderá junto a Jesus, e a todos aqueles que por amor a ela e a seu filho forem fiéis na oração do Santo Rosário. ...a cada Ave-Maria depositamos uma rosa a seus pés...
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
Topo

Mistérios Luminosos
MISTÉRIOS DA LUZ - ( A humildade, os milagres e o eterno Amor )
1º MISTÉRIO: O BATISMO DE JESUS
Contemplamos o Batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.   Com atitude humilde ele nos mostra o caminho inicial da Salvação: a aceitação de Deus como nosso único Senhor.
Cristo é a luz do mundo, Luz é o atributo da divindade. "Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina"(Jo 1,9). "Quem me segue..."- disse Jesus - terá a luz da vida"(Jo 8,12). Nós, cristãos, somos "filhos da luz" (cf. Ef 5,8). A luz de Cristo é levada a todo o mundo pelos seus discípulos.
Batismo de Jesus - Enquanto Cristo desce à água do rio Jordão, como inocente que se faz pecado por nós (cf 2Cor 5,21), o céu se abre e a voz do Pai proclama-o Filho amado (cf Mt 3,17), ao mesmo tempo em que o Espírito o investe na missão que o esperava.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
2º MISTÉRIO: A AUTO-REVELAÇÃO DE JESUS NAS BODAS DE CANÁ
Contemplamos sua auto-revelação nas bodas de Caná, quando transformou água em vinho.   Atendendo o pedido de Maria, Jesus inicia seu caminho em direção à Salvação dos Homens fazendo seu primeiro milagre.
Auto-revelação de Jesus nas bodas de Caná - Mistério de luz é o inicio dos sinais em Caná (cf Jo 2, 1-12), quando Cristo, transformando a água em vinho, abre a fé o coração dos discípulos graças à intervenção de Maria, a primeira entre os que crêem.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
3º MISTÉRIO: O ANÚNCIO DO REINO DE DEUS
Contemplamos o anúncio do Reino de Deus com o convite à conversão.   Jesus nos convida a nos convertermos plenamente às leis de Deus em busca da felicidade eterna.   O anúncio da Boa-Nova traz a esperança de um mundo melhor para todos os homens.
Jesus anuncia o Reino de Deus com o convite à conversão - Mistério de luz é a pregação com a qual Jesus anuncia o advento do Reino de Deus e convida à conversão (cf Mc 1,15), perdoando os pecados de quem a ele se dirige com humilde confiança (cf Mc 2,3-1; Lc 7,47s), início do mistério de misericórdia que ele prosseguirá exercendo até o fim do mundo, especialmente da reconciliação confiado à sua Igreja (cf Jo 20,22s)
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
4º MISTÉRIO: A TRANSFIGURAÇÃO
Contemplamos a transfiguração de Nosso Senhor Jesus Cristo.   Assim Ele mostra aos Apóstolos e a todos os seres humanos a Sua verdadeira essência divina.   Sua Luz nos orienta a seguir os caminhos do bem.
Transfiguração de Jesus - Mistério da luz por excelência é a transfiguração que, segundo a tradição, se deu no monte Tabor. A glória da divindade reluz no rosto de Cristo, enquanto o Pai o apresenta aos apóstolos extasiados para que o "escutem" (cf Lc 9,35) e se disponham a viver com ele o momento doloroso da paixão, a fim de chegarem com ele à glória da ressurreição e a uma vida transfigurada pelo Espírito Santo.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
5º MISTÉRIO: A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
Contemplamos a instituição da Eucaristia.   Jesus nos dá seu próprio corpo e sangue como alimento espiritual para nossas almas.   É a entrega total e a maior prova de Seu Amor por toda a humanidade.   Mesmo sabendo que ia ser traído e entregue ao sacrifício Ele nos deu uma mostra suprema de Sua divindade.
Instituição da Eucaristia - Mistério da luz é, enfim, a instituição da Eucaristia, na qual Cristo se faz alimento com o seu corpo e o seu sangue sob os sinais do pão e do vinho, testemunhando "até o extremo" o seu amor pela humanidade (Jo 13,1), por cuja salvação se oferecerá em sacrifício.
... Pai Nosso - Dez Ave-Marias - Glória ao Pai - Jaculatória ...
Topo

Reze o Terço com os Freis
do Seminário Teológico Santa Mônica

Agora você vai rezar o terço junto com os Freis do Seminário Teológico Santa Mônica... Escolha uma opção abaixo conforme o dia da semana para abrir o arquivo de áudio:

FONTE:http://www.pnslourdes.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.