CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

A PALAVRA DO SENHOR

Lc 8,16-18; Mc 4,21-25; Mt 5,15
1. A Palavra de Deus é fonte de luz para todos os que ingressam na comunidade dos filhos de Deus. Ela é Luz, é revelação do Reino de Deus, que está no mundo para iluminar a todos, mostrando a verdade sobre Deus, sobre o homem mesmo e sobre toda a criação. Não se pode tomar posse dessa luz, colocando-a à disposição de um grupo segundo seus interesses. A natureza da luz se encontra na sua propagação não no seu enclausuramento. Aqui se entende o que Jesus ordenou: "Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda criatura", uma vez que cada discípulo é "luz do mundo".
2. A Palavra de Deus exige profundidade de reflexão e de escuta. Quanto mais se reflete e escuta a Palavra, mais clareza se encontra, mais iluminação se recebe. A Palavra não é letra morta, mas ação contínua de Deus na história humana, a fim de que esta seja totalmente iluminada e se torne, por sua vez, iluminadora. É necessário, pois, para uma maior compreensão, dar mais atenção à Palavra, escutá-la de coração aberto à ação do Espírito de Deus, estar totalmente voltado para o Senhor.
3. Se é verdade, segundo o provérbio oriental: o rico se torna sempre mais rico, e o pobre sempre mais pobre, então quanto mais houver adesão à escuta da Palavra, mais atenção ao que Deus quer falar, certamente mais eficiente será a compreensão e desejo de praticar o que pede a Palavra. O caso contrário é que quanto mais distante da Palavra, quando mais se fechar o ouvido à escuta do que Deus deseja falar, mais incompreensível se tornará a Palavra na mente humana.
4. A doutrina de Cristo é de natureza universal, deve ser transmitida a todos, a fim de que a humanidade se torne participante da mesma salvação. Cabe ao discípulo ou discípula aderir profundamente à Palavra da salvação, meditá-la sempre, refleti-la em cada detalhe, interiorizá-la e decidir cumprir o que ela pede. Dessa forma, com alegria, cada um se tornará aquilo que a Palavra expressa: luz. O mundo necessita da revelação dos filhos de Deus. Para o entendimento e transmissão do Reino de Deus, o homem necessita aprofundá-lo em sua alma, a fim de se tornar luz na Luz. Aquilo que em segredo ele aprendeu tem como obrigação amorosa transmitir abertamente a todos.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.