CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

JESUS,NOSSO SALVADOR

Lc 9,7-9
1. Com esse texto, Lc está preparando o encontro de Jesus com Herodes, mas, ao mesmo tempo, frisando a mais importante pergunta que precisamos responder hoje: quem é Jesus? Muitos tentam, sem interesse, dar uma resposta qualquer como lhes convém, mas porque são indiferentes, não dizem absolutamente nada, uma vez que a resposta exige envolvimento com a pessoa mesma de Jesus. Não é suficiente dizer que Jesus é um dos profetas. Realmente Ele agiu como um profeta, mas sua realidade pessoal é muito maior e só pode ser alcançada pela vivência da fé em comunhão com Ele.
2. A curiosidade de Herodes não é a mesma de quem está encantado e, por isso mesmo, deseja encontrar aquela pessoa e construir com ela uma profunda amizade. Herodes tem curiosidade por causa do mal que fez a João e talvez queira agora repará-lo, bem como, sendo verdade, caso fosse João ressuscitado, poder escutá-lo novamente. Se bem que Herodes não estava preocupado com temas relacionados à teologia, como é o caso da ressurreição. Talvez seja mais uma desculpa para ter em mãos o que ele mesmo pode entender como um futuro obstáculo para Roma. Não sendo João, Herodes gostaria de ter esse novo homem parecido com João perto dele, fora do contato com o povo, a fim de não estimular as massas. Essa é a situação de quem não quer ser discípulo, mas seguir sua vida do jeito que lhe apraz. Um detalhe importante é frisado por Lc quando coloca nos lábios de Herodes o crime do inocente: “Eu mandei degolar João”. Para Lucas, Herodes é mesmo um assassino, inimigo da verdade e amigo do lado mais forte, do poder e da fama.
3. Querer ver Jesus pode ser só um sinal de curiosidade ou de eliminação de mais um inocente com ideias transformadoras, animadoras e de esclarecimento sobre a verdade do ser humano. É o caso de Herodes, que, apesar de tudo, manifesta uma expressiva crença na ressurreição, mesmo numa forma puramente histórica. Esse é mais um detalhe focado pelo evangelista. Para quem vive da aliança, querer ver Jesus é encontrar a plenitude para a qual existe. Jesus Cristo é aquele para o qual caminha toda a humanidade, todo o Antigo Testamento, toda a criação, pois por Ele tudo foi feito e é para Ele que tudo existe. Somente por Ele tudo e todos encontraremos a salvação, a glória prometida pelo Pai. O discípulo quer ver Jesus para ficar com Ele, viver com Ele e ser um só com Ele. Jesus não é só um profeta, mas o Senhor da vida daqueles que dEle se aproximam, é o Senhor do discípulo, o Senhor da nossa existência.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erialdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.