CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 28 de novembro de 2017

O SENHOR QUER NOS SALVAR


Lc 21,5-11
1. Antes de tudo, convém salientar, para entrarmos nesse discurso escatológico de Lc, uma sequencia de ações salvíficas muito importante: o momento da criação, a queda do homem, a preparação do povo de Deus, o julgamento de Jerusalém, o tempo da Igreja e a vinda do Filho do Homem. Nessa sequencia, pode-se frisar o aspecto histórico-salvífico e o eclesial. Quanto à historicidade da questão, sabe-se que a época da promessa chegou ao fim, um tempo chegou ao seu cume, uma nova realidade desponta. O plano de Deus atinge seu ápice em Jesus Cristo, morto e ressuscitado. Jerusalém passa por um julgamento, que prefigura o julgamento final.
2. O sinal prefigurativo mais forte é justamente a destruição do Templo, lugar central da fé do povo de Deus. Enquanto muitos se encantam com a beleza física do edifício, Jesus declara o seu fim, sua inutilidade na Nova e Eterna Aliança. O olhar de Jesus se voltava para outra realidade mais importante, mais significativa e essencial na sua missão. Trata-se da pessoa humana, principalmente aquela que humildemente se abandona à vontade do Senhor. Seu olhar fixou-se naquele Centurião; na pobre viúva, que LHE pediu a cura para um filha; na outra triste viúva, que conduzia seu único filho para o cemitério; em Pedro, quando este renunciava publicamente sua intimidade com o Salvador; naqueles que foram responsáveis pela Sua morte, quando ao Pai pede o perdão para todos, pelo fato de desconhecerem a gravidade do que faziam. Outra era a forma de pensar do homem de Sua época. Para o povo judeu, o Templo era a mais preciosa maravilha do mundo. Quando será o fim? Jesus não o declara. A data não tem importância para Ele.
3. Muitos se apegarão ao fim dos tempos, marcarão datas e farão absurdos, confundirão os demais com discursos desequilibrados, falsos e extravagantes; abordarão os demais a fim de obter algum benefício ou lucro em cima do medo das pessoas. Na verdade, muitos falsos profetas surgirão, disse Jesus, muitos enganadores, falsificadores da Palavra de Deus, muitos ilusionistas da fé e criadores de empresas religiosas. Então Jesus avisa claramente: "Não sigais seus passos!". Além do falso profetismo, surgirão nações contra nações, terremotos, fome, pestes, fenômenos jamais vistos e sinais no céu. O dia se transformará em noite, a noite em dia, pavor, corrupção, etc. O que dizer de tudo isso? Está Jesus assustando seus discípulos? Certamente não: "Não fiqueis apavorados".
4. Jesus ensina e motiva seus discípulos. Eles serão presos, perseguidos, entregues às sinagogas, levados diante de reis e governadores por causa do Seu nome. Serão entregues até pelos familiares e amigos, causando inclusive a morte de alguns deles. Serão odiados por causa do mesmo nome de Jesus, que não promete a paz segundo a mentalidade mundana, a sofisticação e as facilidades oferecidas pelo mundo. Aquilo que fizeram com o Mestre, também farão com seus discípulos. O que Jesus pede é fé, coerência e perseverança, confiança na Sua vitória e na Sua defesa. Ele é o bom Pastor, que estará cuidando do seu rebanho em todos os mais complicados momentos de sua vida. Se estiverem, por motivo de calúnias e perseguições, diante de autoridades iníquas, terão o Espírito Santo como seu Defensor. O importante é que cada um não siga as ideias e valores mundanos, mas tenham uma vida de fidelidade e comunhão total com o Senhor.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.