CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 29 de abril de 2018

BARROQUINHA COMPLETARÁ 30 ANOS NO DIA 11 DE MAIO

          Município Litorâneo, situado na divisa com o Estado do Piauí, Barroquinha é a última alternativa no extremo oeste do Estado. É um lugar bastante primitivo. Possui um litoral com aproximadamente 25 km de praias selvagens, marcadas por acidentes geográficos que tornam a região muito bonita e agradável.
Localização: Noroeste do Estado do Ceará, na microrregião do Litoral de Camocim e Acaraú
População: 14.475
Padroeiro: Nossa Senhora dos Navegantes
Data de Fundação: 11/05/1988
Município de Origem: Camocim
Gentílico: Barroquinhense
Vias de Acesso: Br-222 / Ce-364 / Br-402
Área Geográfica: 383Km²
Distância a Capital: 396,3 Km
Latitude: 3º01’08”
Longitude: 41º08’10”
Altitude da Sede: 94m
Mesorregião: —
Macrorregião: —
Microrregião: Litoral de Camocim e Acaraú
Limites: Granja, Camocim, Chaval Cajueiro da Praia (PI) e Oceano Atlântico
Clima: Tropical quente semiárido brando
Periodo Chuvoso: Janeiro a maio
Temperatura Media: 32º
Solo: Areias quartzosas marinhas (6,54%), indiscriminados de mangues (9,75%), planossolo solódico (7,82%), podzólico vermelho-amarelo (74,07%) e solonchak (1,82%)
Vegetação: Complexo vegetacional da zona litorânea e cerrado
Relevo: Planície litorânea, glacis pré-litorâneo dissecados em interflúvios tabulares.
Fonte:PMB
Turismo:Arte da escrita e da Pintura.
      Praias selvagens, dunas, coqueirais, nascentes e manguezais alguns intocados formam as belas paisagens que o turista encontra em Barroquinha, um reduto de belezas naturais preservadas. A pesca artesanal é a principal atividade econômica, influenciando na culinária local. Os principais pratos são moqueca de arraia e peixe camurupim, iguaria abundante na região.
Principais Pontos Turísticos:
Praia Nova
Praia reta, com mar agitado, dunas e coqueirais. Abriga uma vila de pescadores bem primitiva com casas de pau-a-pique e uma lagoa. Através de trilhas, chega-se às Lagoas dos Remédios e Salgada. Não possui infra-estrutura turística.
Praia de Curimã
Praia Selvagem, de acesso difícil, mar agitado e areia batida. Há rochas espalhadas pela praia. Abriga uma vila de pescadores e uma pequena lagoa. Seu acesso é feito por estrada de carroçal com distancia de 9 km de Bitupitá, de barco a partir de Camocim ou pela Praia de Bitupitá, quando a maré está baixa. Não possui infra-estrutura turística.
Praia de Bitupitá
Praia reta, com larga faixa de areia escura, ondas fortes, dunas brancas e coqueirais. Possui uma vila de pescadores e um farol. É a praia mais movimentada do Município, embora seja selvagem. Possui alguma infra-estrutura turística. É TAMBÉM NA PRAIA DE BITUPITÁ QUE ACONTECE UM DOS MELHORES CARNAVAIS DO ESTADO.
Praia de Barra dos Remédios
Praia situada no sangradouro da Lagoa dos Remédios, represada pelas dunas.
Pontal das Almas
132413942.20I0W3vO.PraiaNovaB_006081FGF
Praia situada no extremo oeste do Estado, às margens das fozes dos Rios Timonha, Ubatuba, Chapada, Camelo e Carapina, que formam um manguezal, é um trecho desabitado em que uma ponta de dunas se estende sobre as águas de uma baía. é rica em espécies flúvio-marinhas, sendo propícia à pesca de caranguejos.
Rio Timonha

Rio que nasce no Município de Chaval, possui o maior Manguezal do Ceará. Desemboca no Oceano Atlântico, no Pontal das Almas, junto com o Rio Ubatuba, formando a Ilha Grande.
Rio Ubatuba
Rio que nasce na Serra de Ubatuba, vem em direção Norte até receber o riacho Santa Rosa, passado a dividir o Piauí do Ceará, já com o nome de São João da Barra. Desemboca no Oceando, junto com o Rio Timonha, formando a Ilha Grande.
Rio Chapada, Rio Camelo e Rio Carapina.
Rios que desembocam no Pontal das Almas, formando também a Ilha Grande.
Igreja de Santa Adelaide
No tocante aos referenciais de apoio eclesiástico, tem-se como precedente uma capela, construída inicialmente, reformada e convertida depois em Igreja-Matriz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.