CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 1 de dezembro de 2019

I DOMINGO DO ADVENTO

Ano LV - CAMOCIM-CE, 01 de Dezembro de 2019 - Nº 1 PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO A-  Cor litúrgica: roxo

A.: Meus irmãos, neste tempo do Advento, que hoje estamos iniciando, nós somos convidados a preparar a vinda do Senhor. Fiquemos atentos, pois não sabemos a hora em que Ele vai chegar. Deixemo-nos guiar pela Sua luz, a fim de aprendermos com Ele a construir o Reino da justiça e da paz.  Iniciemos a nossa celebração, cantando. RITOS INICIAIS

1. CANTO DE ENTRADA – R.: DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS, E AS NUVENS QUE CHOVAM JUSTIÇA, QUE A TERRA SE ABRA AO AMOR E GERMINE O DEUS SALVADOR (BIS)./ 1. Foste amigo, antigamente, desta terra que amaste, deste povo que escolheste; sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua ira acalmaste./ 2. Escutemos suas palavras, é de paz que vai falar; paz ao povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar./ 3. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar; bem assim, justiça e paz vão beijar-se e se abraçar. Vai brotar fidelidade e justiça se mostrar./ 4. E virão os benefícios do Senhor a abençoar; e os frutos do amor desta terra vão brotar. A justiça diante dele e a paz o seguirá.

2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE - P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.

3. ONDE HOUVER COROA DO ADVENTO A: Encontramos, hoje, diante do altar, a Coroa do Advento. Ela é um simples enfeite de ramos e velas para recordar-nos o significado deste tempo forte na vida da Igreja. A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna. Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, a natividade do Salvador, passaram a acrescentar uma vela à Coroa em cada domingo do tempo do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus-Conosco. 

BÊNÇÃO DA COROA 
P.: A nossa proteção está no Nome do Senhor.  TODOS: Que fez o céu e a terra.  P.: OREMOS: Ó Pai, em quem todas as coisas são santificadas, abençoai esta coroa e concedei a nós, que usamos seu símbolo, a graça de preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  TODOS: AMÉM.  (O celebrante asperge, então, a coroa com água benta). Acende-se a primeira vela. 

4. ATO PENITENCIAL - P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.

5. ORAÇÃO DO DIA - P.: OREMOS: (Pausa) - Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.  TODOS: AMÉM.

LITURGIA DA PALAVRA

A: Irmãos, o fiel cristão deve estar sempre vigilante e preparado para acolher o Senhor que vem. Escutemos atentamente.

6.  1ª LEITURA (Is 2,1-5) – Leitura do Livro do Profeta Isaías. 1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir no monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5 Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor. Palavra do Senhor.  TODOS: GRAÇAS A DEUS.

7. SALMO RESPONSORIAL - (DO SALMO 122) - R.: QUE ALEGRIA, QUANDO OUVI QUE ME DISSERAM: “VAMOS À CASA DO SENHOR!”/ 1. Que alegria, quando ouvi que me
disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas./ 2. Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi./ 3. Rogai que viva em paz Jerusalém e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!/ 4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!

8. 2ª LEITURA (Rm 13, 11-14a) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor.  TODOS: GRAÇAS A DEUS.

9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!

10. EVANGELHO – (Mt 24, 37-44) - P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! P.: Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”. Palavra da Salvação.  TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.

12. PROFISSÃO DE FÉ - Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,  padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.

13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, no início do ano litúrgico e preparandonos para o Natal do Senhor, elevemos confiantes nossos pedidos ao Pai, dizendo: Senhor, escutai a nossa prece! TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 

1) Senhor, volvei o Vosso olhar misericordioso para o nosso Papa Francisco e todo o colégio episcopal; concedei-lhes sabedoria e fortaleza no pastoreio da Santa Igreja, nós Vos pedimos. TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 

2) Senhor, suscitai nos corações dos governantes das nações o ideal de abandonarem os caminhos da guerra e de converterem as armas em instrumentos de paz, nós Vos pedimos.      TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 

3) Senhor, auxiliai-nos no exercício da vigilância e na espera de um novo tempo, despojando-nos de toda atitude contrária ao Vosso Reino, nós Vos pedimos.       TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 

4) Senhor, ajudai-nos a criar em nossas comunidades tempos e momentos para a preparação do Natal, por meio da participação nas novenas e na recepção dos sacramentos, nós Vos pedimos.     TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 

 (Preces Espontâneas):

P.: Ouvi, ó Pai, os nossos pedidos e dai-nos a graça de nos prepararmos para o Advento de Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.  

LITURGIA EUCARÍSTICA

CANTO DE OFERTAS – R.: A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS NO ALTAR E TE PEDIMOS: VEM SENHOR, NOS LIBERTAR!/ 1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão, a planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão./ 2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho./ Da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho./ 3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus, serão, pela tua graça, pão vivo, que vem dos céus./ 4. Recebe, Pai, nossas vidas, unidas ao pão e o vinho e vem conduzir teu povo, guiando-o no teu caminho

16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS - P.: Recebei, ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.  

17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 475) – Prefácio do Advento I A – MR (p. 407). P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação louvar-vos e bendizervos, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, princípio e fim de todas as coisas. Vós preferistes ocultar o dia e a hora em que Cristo, vosso Filho, Senhor e Juiz da História, aparecerá nas nuvens do céu revestido de poder e majestade. Naquele tremendo e glorioso dia, passará o mundo presente e surgirá novo céu e nova terra. Agora em todos os tempos, ele vem ao nosso encontro, presente em cada pessoa humana, para que o acolhamos na fé e o testemunhemos na caridade, enquanto esperamos a feliz realização de seu Reino. Por isso, certos de sua vinda gloriosa, unidos aos anjos, vossos mensageiros, vos louvamos, cantando (dizendo) a uma só voz: TODOS: SANTO, SANTO, SANTO...

P.: Na verdade, ó Pai, Vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o Vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso. TODOS: SANTIFICAI NOSSA OFERENDA, Ó SENHOR!

P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, Ele tomou o pão, deu graças e o partiu, e deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS. Do mesmo modo, ao fim da ceia, Ele tomou o cálice em Suas mãos, deu graças novamente e o deu a Seus discípulos, dizendo: TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM. Eis o mistério da fé. TODOS: SALVADOR DO MUNDO, SALVAI-NOS. VÓS QUE NOS LIBERTASTES PELA CRUZ E RESSURREIÇÃO! 

P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do Vosso Filho, nós Vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e Vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na Vossa presença e Vos servir. TODOS: RECEBEI, Ó SENHOR, A NOSSA OFERTA!

P.: E nós Vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.  TODOS: FAZEI DE NÓS UM SÓ CORPO E UM SÓ ESPÍRITO!

P.: Lembrai-vos, ó Pai, da Vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o papa Francisco, com o nosso bispo , seus bispos auxiliares e todos os ministros do Vosso povo. TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DA VOSSA IGREJA!

P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a Vós, na luz da Vossa face. TODOS: LEMBRAI-VOS, Ó PAI, DOS VOSSOS FILHOS!

P.: Enfim, nós Vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo Vos serviram, a fim de Vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, Vosso Filho. TODOS: CONCEDEI-NOS O CONVÍVIO DOS ELEITOS!

P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre. TODOS: AMEM.

18. RITO DA COMUNHÃO

19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: VIGIAI, VIGIAI, EU VOS DIGO, NÃO SABEIS QUAL O DIA OU A HORA. VIGIAI, VIGIAI, EU REPITO: EIS QUE VEM O SENHOR EM SUA GLÓRIA./ 1. Foste amigo antigamente desta terra que amaste, deste povo que escolheste, sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste./ 2. Vem de novo restaurar-nos! Sempre irado estarás, indignado contra nós? E a vida não darás? Salvação e alegria, outra vez, não nos trarás?/ 3. Escutemos suas palavras, é de paz que vai falar; paz ao povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar./ 4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar. Bem assim, justiça e paz vão beijar-se e abraçar. Vai brotar fidelidade e justiça se mostrar./ 5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e os frutos de amor desta terra vão brotar. A justiça diante dele e a paz o seguirá./ 6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória e amor. Ao   Espírito cantemos:  glória a nosso Defensor! Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.