CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 30 de maio de 2020

AMAR A DEUS E AOS IRMÃOS,ESTA É A LEI

No final  do Evangelho, três coisas se impõem sobre os discípulos: o seguimento, o martírio e o amor de Jesus. Dando uma resposta a Pedro, Jesus deixa claro que, antes de se preocupar com o que acontecerá, cada um deve ter como preocupação o seguimento dos Seus ensinamentos e de Sua Pessoa.
2. Quanto ao martírio, testemunho mais elevado de entrega de si mesmo, não pode ser considerado o único modo de comunhão com Jesus. Na verdade, o martírio atinge outras formas, como por exemplo, os desafios pessoais para se manter em fidelidade a Deus e à Sua obra; em amar os inimigos; e em permanecer na Verdade no meio de um mundo adaptado à mentira. Nem todos sofrerão o martírio do derramamento de sangue, mas certamente todos os que se colocarem como discípulos autênticos serão mártires de algum modo. João é colocado nessa segunda condição de viver o martírio como conseqüência de uma vida de amor ao Senhor e à Igreja, perseguida por judeus e romanos.
3. Com relação ao amor, este é o ponto culminante da vida do discipulado. Não se trata diretamente do amor que parte do discípulo, mas, precisamente, do amor de Jesus Cristo pelos Seus escolhidos. O texto evidencia não o amor do discípulo por Jesus, mas o amor de Jesus por Seu discípulo. Não quer dizer que o discípulo não precise amar, mas que, antes de qualquer manifestação pessoal do amor, é Jesus quem tem a iniciativa de amar, quem está ali para amar e à disposição do amor, fazendo de Sua existência o aconchego e o impulso da salvação.
4. Diante de tamanha intensidade de vida: seguimento, martírio e amor, não é possível descrever a riqueza de tudo o que foi vivido. Não existe possibilidade de se manifestar por livros a intensidade de uma vida de amor e adesão total. O único mundo que pode conter os livros que poderiam ser escritos sobre essa vida de amor de Deus no meio de nós é o mundo do coração de quem se torna verdadeiro discípulo ou discípula, de quem tem coragem de abrir as páginas de sua existência para nelas o Espírito de Deus escrever tudo o que Jesus disse e fez.
Um forte e carinhoso abraço.
Padre José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.