CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 16 de maio de 2020

Deus enviou seu filho amado para nos salvar.

Deus enviou seu filho amado para nos salvar.
O que Jesus nos fala?
"Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei". Hoje se banaliza muito a noção de amor. Muitos, inclusive, entendem tudo pelo prazer, pelo afeto, pelo carinho. É verdade que tudo isso pode ser encontrado em quem verdadeiramente ama, mas o amor não é isso. O amor não é um sentimento, não é a mesma coisa que paixão, não significa interesse pela outra pessoa. Essa forma de ser cria dependências sérias, além de fomentar ilusões, fantasias, sonhos sem sentido. Nessa forma de entender o amor existem muitos sem horizonte, sem sentido. Amar como Jesus exige muito mais do que isso.
2. Sendo Deus, o Verbo se fez carne. A encarnação já é uma profunda lição de amor, pois trata-se do esvaziamento de Si, para assumir a nossa condição limitada, por isso mesmo imperfeita. Certamente, menos o pecado, mas em tudo tornou-se igual a nós, 100% homem. Ele veio ao nosso encontro, falar conosco de igual para igual, como um de nós, a partir de nós mesmos. Entrou na nossa história, para dialogar conosco dentro de nós mesmos, para nos ensinar a partir de nossa própria linguagem. Além disso, assumiu nossos pecados, nossos sofrimentos, nossas dores, sentiu conosco a dor da separação. Foi mais além, por amor, entregou-se por todos os que queriam sua destruição, por todos que O ferimos com nossos pecados. Enquanto estava sendo entregue pela traição religiosa (Sinédrio), pela traição no amor (Judas Iscariotes) e pela traição política (Pilatos), Jesus entregou-se exclusivamente para a salvação de todos, amando-os até o fim. Perdoa a todos e por todos dá Sua vida. Depois de ressuscitado, fez-Se alimento para todos os que se tornaram Seus verdadeiros discípulos, seus amigos, servos para a salvação do mundo.
3. Amar não é ter paixão, sentir simplesmente algo por alguém ou por alguma coisa. Amar é ser capaz de fazer-se um dom para a salvação do outro, mesmo que ele seja descaradamente um inimigo. Aquele que ama como Jesus não é inimigo de ninguém, não se coloca contra ninguém, mesmo que tenha inimigos declarados, pessoas que pensam somente em si mesmas e "amam" pelo instinto. Aquele e aquela que realmente desejam viver como verdadeiros discípulos de Cristo têm como objetivo não buscar o amor do outro para si, mesmo que isso seja de uma importância imensurável para sua existência, mas ser amor para ele, mesmo que tenham de passar pela dor. O discípulo fica com a dor, para oferecer somente amor. Assim, o discípulo se torna amigo de Jesus. Também dessa forma dá os frutos esperados pelo Senhor. E, ainda, alcançará tudo o que pedir ao Pai em nome de Jesus Cristo.
4. "Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi e vos designei para irdes e para que produzais fruto e o vosso fruto permaneça". A iniciativa da escolha é divina. Todos somos chamados, mas escolhidos somente aqueles e aquelas que a Deus responderam com adesão total. Deus nos quer para Ele e, por causa DELE, para a missão salvífica. Os frutos vêm da ação da graça divina na vida daqueles que foram chamados e escolhidos pelo próprio Senhor. Ninguém pode se auto atribuir uma missão divina, pois indica, no mínimo, um falsário, um enganador, um falso profeta. O chamado de Deus passa pela confirmação de Sua Igreja na história. A Igreja, sobre a rocha, é o lugar seguro para se caminhar com passos firmes na direção de Deus e na realização de Sua vontade, mediante a vivência do amor. Somente amando uns aos outros como Jesus nos amou, construiremos um mundo onde o ser humano pode realmente ser imagem e semelhança de Deus, filho de Deus e verdadeiramente humano.
Um forte e carinhoso abraço.
Padre José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.