CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 10 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTES : O FUTEBOL








Introdução (o que é)



O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente.









Charles Miller: pai do futebol no Brasil






O futebol chega à Inglaterra



Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.



O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. 



No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo.



Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.



No ano de 1904, foi criada a FIFA (Federação Internacional de Futebol Association) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções (Copa do Mundo) de quatro em quatro anos. Em 2006, aconteceu a Copa do Mundo da Alemanha, que teve a Itália como campeã e a França como vice. A FIFA também organiza campeonatos de clubes como, por exemplo, a Copa Libertadores da América, Copa da UEFA, Liga dos Campeões da Europa, Copa Sul-Americana, entre outros.









bola de futebol Bola de futebol: final do século XIX







História do Futebol no Brasil



Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil.



O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIÁRIA SÃO PAULO RAILWAY.



O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.



No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.



Em 1950, a Copa do Mundo foi realizada no Brasil, sendo que a seleção brasileira perdeu o título, em pleno Maracanã, para a seleção Uruguaia (Uruguai 2 x Brasil 1). Em 2014, a Copa do Mundo de Futebol será realizada novamente no Brasil.



Você sabia?



- Comemora-se em 19 de julho o Dia Nacional do Futebol. A data foi instituída pela antiga CBD (Confederação Brasileira de Desportos) em homenagem ao time mais antigo do Brasil. O Sport Club Rio Grande, da cidade de Rio Grande (RS), foi fundado em 19 de julho de 1900. 

  
- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Brasil conquistou pela primeira vez a medalha de ouro no futebol masculino. Fonte:Sua Pesquisa.



 ATIVIDADE DA AULA

1-Leia e Responda:
A) Que sabe sobre o Futebol?
B) Quando começou o Futebol com regras e onde aconteceu?
C) Como deveria ser o campo de Futebol?
D) Quem praticava o Futebol naquela época?
E) O que faria o goleiro?
F) Que regras foram estabelecidas em 1875?
2- Quando começou o jogo profissional pra valer?
3- Qual objetivo da entidade Internacional Board?
4- O que significa a sigla FIFA?
5- Cite exemplos de Campeonatos da FIFA.



Um comentário:

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.