CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 18 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTES: O FUTSAL



        O Futsal, também conhecido como Futebol de Salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras, na década de 1930. O futsal é muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educação Física nas escolas de todo país.



História do Futsal



O Futsal foi criado na cidade de Montevidéu (Uruguai) no ano de 1933. O criador foi o professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani Gravier. Este professor batizou o esporte como Indoor-Foot-Ball. 



Características e regras do Futsal



- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.



- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, com medidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 



- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas pelas regras FIFA. Pelas regras da AMF (Associação Mundial de Futsal), a bola deve ter entre 60 e 62 cm de circunferência e peso entre 430 e 450 gramas.



- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2 minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol) nas regras FIFA. Já nas regras da AMF, ele pode usar três cartões: amarelo, vermelho e azul.



- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado, nas regras estabelecidas pela FIFA. Já pelas regras da AMF, as substituições só podem ocorrer com a partida parada.



- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).



- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais), pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).



- Os laterais e escanteios são cobrados pelos pés, de acordo com as regras FIFA. Já nas regras da AMF, eles são cobrados com as mãos.


ATIVIDADE DE ED.FÍSICA 
1-Leia e responda:
A) O que sabe sobre o Futsal?
B) Qual a importância do Futsal no Brasil?
C) Onde e como foi criado O Futsal?
D) Quem foi o criador deste esporte?
E) Como são as equipes?
F) Como deve ser a quadra e qual sua medida?
G) Como deve ser a bola e como deve agir o juiz?



MAISPAIC VOLUME 02, pags 24,25,26.

MAISPAIC VOLUME 02, pag 27,28,29.

MAISPAIC VOLUME 02, pag 30,31,32

Um comentário:

  1. MATEMÁTICA - 18/06/20 ACOLHIDA,VÍDEOS E PRESENÇAS
    ATIVIDADE SEQUÊNCIA E SUCESSORES
    ED.FÍSICA - ESPORTES - FUTSAL LEITURA E EXERCÍCIO
    ATIVIDADE COM NÚMEROS E OPERAÇÕES.

    ResponderExcluir

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.