CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 23 de junho de 2020

EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTES: O VOLEIBOL

O voleibol foi criado nos Estados Unidos, no dia 9 de fevereiro de 1895, pelo diretor de educação física da ACM (Associação Cristã de Moços de Massachusetts) William George Morgan.



Ao inventar  o voleibol e suas regras, Morgan tinha como objetivo principal a criação de um esporte sem contato físico entre os jogadores. Desta forma, ele pretendia oferecer às pessoas (principalmente aos mais velhos) um esporte em que as lesões físicas, provocadas por choques entre pessoas, seriam raras.



Primeiros anos do esporte - resumo



Nos primeiros anos, o voleibol ainda não contava com uma bola específica, sendo praticado com uma câmara da bola de basquete. A rede era improvisada, a mesma usada nas partidas de tênis. Neste período, o esporte era conhecido por Mintonette. Com o passar do tempo, foi ganhando o nome popular de volleyball, que acabou se tornando oficial.



Principais fatos após a invenção do voleibol:



- 1900 -  voleibol chega ao Canadá, primeiro país fora dos Estados Unidos.



- 1908 - o esporte vai para o continente asiático e começa a ser praticado na China e no Japão.



- 1910 - o esporte chega ao Peru, primeiro país da América do Sul a praticar o esporte.



- 1942 – morre, aos 72 anos de idade, o criador do voleibol, William George Morgan.



- 1947 - fundada na França a FIVB ( Federação Internacional de Voleibol).



- 1949 -  realizado o primeiro campeonato mundial masculino na Tchecoslováquia (foi vencido pela Rússia).



- 1951 – realizado o primeiro campeonato sul-americano de voleibol, na cidade do Rio de Janeiro. O Brasil tornou-se campeão masculino e feminino.



- 1952 – realizado o primeiro campeonato mundial feminino.



- 1964 – o esporte passa a fazer parte do programa oficial das Olimpíadas, realizadas em Tóquio no Japão.



Últimos campeões de voleibol:



- A seleção brasileira masculina de voleibol foi campeã do Campeonato Mundial de Vôlei nos anos de 2002, 2006 e 2010. Em 2014, o título ficou com a seleção da Polônia.



- A seleção feminina italiana foi campeã em 2002, enquanto a da Rússia obteve o título em 2006 e 2010. Já em 2014, a seleção norte-americana foi quem ficou com o título do Campeonato Mundial.



- As Copas do Mundo de Vôlei de 2003 e 2007 também foram vencidas pela seleção brasileira masculina. 



- Na Copa do Mundo de 2011, a seleção russa sagrou-se campeã. Mesmo com o terceiro lugar, a seleção brasileira de voleibol conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.



- A seleção feminina de vôlei da Itália foi campeã da Copa do Mundo de Vôlei nas edições de 2007 e 2011.



- A última Copa do Mundo de Voleibol (masculino) ocorreu no Japão, em setembro de 2015. A seleção dos Estados Unidos tornou-se campeã. Já a Copa do Mundo feminina ocorreu entre agosto e setembro de 2015, sendo que a equipe chinesa ficou com o título.



- Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, a seleção masculina de voleibol da Rússia obteve a medalha de ouro, após vencer a seleção brasileira na final. Na categoria feminina, as jogadoras brasileiras jogaram muito bem e conquistaram o ouro para o Brasil, após vencerem a forte equipe dos Estados Unidos.



- O Campeonato Mundial de Voleibol (masculino) de 2014, que contou com 24 seleções, ocorreu na Polônia entre os dias 30 de agosto e 21 de setembro. A seleção polonesa foi campeã, após vencer o Brasil na final por 3 sets a 1. O campeonato feminino ocorreu na Itália, entre os dias 23 de setembro e 12 de outubro de 2014. A seleção brasileira fez uma boa campanha, porém perdeu na semifinal para as norte-americanas pelo placar de 3 sets a 0, ficando com a 3ª posição no campeonato.



- Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, a seleção masculina de vôlei ficou com a medalha de ouro, após vencer os italianos na final. Já a seleção feminina foi eliminada nas quartas de final, após ser derrotada pela equipe da China.



- A  Copa do Mundo de Voleibol  em outubro de 2019, no Japão.  12 equipes.



Você sabia?



- É comemorado em 27 de junho o Dia Nacional do Vôlei.
FONTE: SUA PESQUISA
 https://www.youtube.com/watch?v=kJ_yGzYxY1A

ATIVIDADE DEPOIS DA LEITURA 

1- QUAL O OBJETIVO NA CRIAÇÃO DO ESPORTE?
2- COMO FOI NOS PRIMEIROS ANOS?
3- QUANDO O BRASIL FOI CAMPEÃO E QUANTAS VEZES?
4- COMO FOI A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NOS JOGOS DO RIO DE JANEIRO?
5- QUAL A GRANDE CONQUISTA DA SELEÇÃO FEMININA? COMO FOI?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.