CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 27 de junho de 2020

SÃO FRANCISCO DE PAULA - PRIMEIRA PARTE

O século XV foi o século do Renascimento Humanista. Em meio ao florescimento das artes, da literatura e da cultura greco-romana, a sociedade submerge em época de grande depravação moral e ceticismo religioso. Destas influências não escapa nem mesmo a Igreja.

A Itália era a que mais sofria as conseqüências negativas da efervescência renascentista. O sul da península era particularmente agitado por contínuas discórdias, intrigas e guerras entre os pretendentes e herdeiros do poder. O povo sofria as conseqüências da má administração pública e de todo tipo de exploração, entregue a mais triste miséria material e espiritual.


Neste contexto histórico é que vem à luz FRANCISCO DE PAULA, que com o testemunho de sua vida extremamente penitente e o brilho de seus prodígios aponta caminhos de transformação os quais o mundo e a Igreja estavam precisando.

“Muitos iam a ele e ele falava-lhes de coisas divinas e repreendia-os por sua conduta de modo que trouxe muita gente no bom caminho ... e todos partiam dele contentes e admirados de sua vida.”

discípulo anônimo
 
Sua Vida
Giacomo D’Alessio e Vienna de Fuscaldo formavam um humilde casal que vivia na cidade de Paula, na região da Calábria, sul da Itália. Devotos de São Francisco de Assis, pediram-lhe a graça de ter um filho, que foi alcançada em 27 de março de 1416, quando nasceu lhes um menino. Em cumprimento à promessa ao santo de Assis, o menino foi batizado com o nome de Francisco.

Aos 12 anos, o menino Francisco foi levado por seus pais ao Convento Franciscano de São Marcos Argentano, como forma de cumprir uma outra promessa que haviam feito a São Francisco de Assis por tê-lo curado de uma enfermidade quando era recém-nascido. Ali Francisco permaneceu por um ano, vestindo o hábito dos frades e acompanhando a vida e a espiritualidade deles.


Depois de passar este ano no convento, Francisco retornou à sua casa. Pouco tempo depois, Francisco e seus pais fizeram uma peregrinação aos lugares santos de seu tempo: Roma, Assis, Loreto, Monte Luco e Montecassino. De volta à Paula, Francisco pediu a seus pais licença para se retirar buscando viver em solidão e em íntima união com Deus nas montanhas.

Começa assim uma vida de austeridade, entregue totalmente à contemplação e à penitência. Logo aparecem seus primeiros seguidores: três jovens, que passaram a morar na pequena gruta onde Francisco vivia. Enriquecido por Deus pelo dom dos milagres, sua fama estendeu-se por toda a Itália, onde iam sendo fundados vários conventos.

Em 1483, o Papa Sisto IV mandou-o ir à França para curar o Rei Luís XI que se encontrava gravemente enfermo. Francisco obedece e aos 67 anos deixa para sempre a Calábria e dirige-se à corte francesa.

Sem nunca ter abandonado seu estilo de vida penitente e sua contínua união com Deus, Francisco morreu aos 91 anos no dia 2 de abril, Sexta-Feira da Paixão, do ano de 1507. São Francisco de Paula foi declarado santo pelo Papa Leão X em 1º de maio de 1519.

“Sempre brotavam de seus lábios palavras edificantes e consoladoras, de modo que todos os que dele se aproximavam sentiam-se tocados no coração pelas suas palavras, cheias de Espírito Santo” .


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.