CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 24 de março de 2021

EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPORTE: BASQUETE


O basquetebol (popularmente conhecido como basquete) surgiu no ano de 1891, nos Estados Unidos. Seu criador foi James Naismith, professor de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Springfield (estado de Massachusetts – EUA).

Primeira partida da história
O primeiro jogo de basquete que temos conhecimento e registro foi realizado no dia 20 de janeiro de 1892. Foram formadas duas equipes da Associação Cristã de Moços de Springfield. Este jogo foi interno e não foi presenciado por público. Somente no dia 11 de março deste mesmo ano uma partida pôde ser assistida por público de fora da Associação. Nesta ocasião, os alunos da associação venceram o time dos professores pelo placar de 5 a 1. Aproximadamente duzentas pessoas assistiram ao jogo. 


Formalização das regras 
Durante dois anos os jogos só eram realizados na Associação Cristã e as regras ficaram restritas a este local. Em 1894, profissionais da União Atlética Amadora tomaram conhecimento do novo esporte e resolveram formalizar as regras. 

No ano de 1896, foi realizado o primeiro jogo feminino de basquete. Na ocasião, as alunas da Universidade de Stanford venceram a equipe da Universidade da Califórnia. 

Nos primeiros anos do basquete ainda não havia uma bola específica para este esporte. As partidas eram realizadas com uma bola de futebol. Porém, no ano de 1894, a Chicope Falls, empresa de Massachusetts, desenvolveu a primeira bola de basquete. 


Basquete espalha-se pelo mundo 

Foi somente no começo do século XX que o basquete começou a se espalhar pelos quatro cantos do mundo. Ligas e federações começaram a organizar campeonatos e o esporte, de tão popular, começou a fazer parte dos Jogos Olímpicos. Atualmente, o basquete é muito praticado no mundo todo. Além de estar organizado profissionalmente, este esporte é presença obrigatória nas aulas de Educação Física de escolas e faculdades brasileiras.   


As grandes potências da atualidade no basquete e suas conquistas:


Em 2014, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos foi campeã mundial de basquete. Neste mesmo mundial, a seleção feminina dos Estados Unidos sagrou-se campeão.


- Nos Jogos Olímpicos de 2016 (Rio de Janeiro), as seleções masculina e feminina de basquete dos Estados Unidos tornaram-se campeãs e conquistaram a medalha de ouro.



- Outras seleções fortes da atualidade são: Sérvia (medalha de prata no basquetebol masculino na Olimpíada de 2016) e Espanha (medalha de prata no basquetebol feminino na Olimpíada de 2016).



O Brasil nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016)

- A participação brasileira os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, não foi boa, pois nenhuma das equipes (masculina e feminina) ganhou medalha. A seleção brasileira masculina de basquete foi eliminada na fase de grupos (1ª fase). O mesmo aconteceu com a seleção feminina.



O Brasil no último Campeonato Mundial de Basquete

- Infelizmente o Brasil não apresentou bons resultados no Mundial de 2014. A seleção masculina brasileira terminou em 6º lugar (5 vitórias e 2 derrotas), enquanto a feminina ficou na 11º posição (1 vitória e 3 derrotas). O próximo mundial de basquete acontecerá entre 31 de agosto e 15 de setembro de 2019, na cidade de Beijing (China).

- O próximo Mundial de Basquete ocorrerá na China, entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro de 2019. Participarão 32 seleções mundiais.

 FONTE: SUA PESQUISA


Um comentário:

  1. ATIVIDADE DA AULA - LEIA E RESPONDA

    1- QUANDO,ONDE E POR QUEM FOI CRIADO O BASQUETE?
    2- COMO FOI A PRIMEIRA PARTIDA?
    3- FALE SOBRE A FORMALIZAÇÃO DAS REGRAS
    4- COMO FOI O PRIMEIRO JOGO FEMININO?
    5- O QUE SE SABE SOBRE OS ESTADOS UNIDOS NO BASQUETE?

    ResponderExcluir

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.