CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 3 de abril de 2021

FIGURAS GEOMÉTRICAS DA AULA

 


Prisma

O prisma óptico é um instrumento bastante utilizado em experimentos no campo da Física. Com ele, é possível dividir a luz nas cores que compõem o espectro da luz solar, também conhecida como arco-íris.
Geometricamente, é qualquer poliedro que possui duas faces congruentes, paralelas e convexas, denominadas vases, e cujas faces restantes são paralelogramos, denominados faces laterais.

Pirâmide

Não se sabe ao certo por qual motivo as pirâmides foram construídas com a forma que foram.
Há hipóteses levantadas pelos milhares de pesquisadores do passado e presente, a questão é que se trata de uma das mais importantes construções que já existiram.
Assim, os egípcios foram pioneiros. Há também algumas questões misteriosas, que chamam muita atenção dos estudiosos.

 Entre outras infinitos objetivos e objetos de estudo, há a possibilidade, por exemplo, de planificar as formas espaciais volumosas. A planificação de um tronco de uma pirâmide reto é formada pelos polígonos das bases e pelos trapézios isósceles congruentes.

Cilindros

No dia a dia vemos muito essa forma. É o que vemos em uma latinha de refrigerante, por exemplo, ou no eixo de um carro.
Um corpo redondo que possui duas fases circulares, congruentes e paralelas, denominadas bases, e uma superfície nomeada superfície lateral, arredondada, que pode ser planificada, é chamada de cilindro.
Por ter essa forma, possui os elementos: bases, raio, eixo, geratriz e altura.

Cone

Quem nunca plantou uma muda de flor? O vaso é equivalente à um tronco de um cone. Completo, ele se parece mais com a casquinha do sorvete.
Geometricamente falando, quando se reúnem todos os segmentos de reta formados entre os pontos de um círculo e um ponto V fora dele, forma-se um corpo redondo chamado de cone.
Assim como o cilindro, também possui base, vértice, altura, eixo e giretriz. E também pode ser reto um oblíquo.
O cone reto também pode ser chamado de cone de revolução, pois pode ser obtido rotacionando um triângulo retângulo ao redor de um de seus catetos.

Esfera

O melhor exemplo para mostrar o que é a esfera seria a esfera terrestre, o globo do nosso Planeta Terra.
Geometricamente, a esfera é um corpo redondo composto pelos pontos do espaço que equidistam de um ponto fixo O, e de todos os seus pontos interiores.
Ela pode ser obtida rotacionando-se um semicírculo sobre um eixo que passa pelo seu diâmetro. Seus principais elementos são o raio e o centro, além do volume, é claro.

FONTE: https://guiadoensino.com.br/matematica/caracteristicas-das-figuras-geometricas-planas-e-espaciais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.