CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

As palavras podem ser de dois tipos quanto à sua flexão: variáveis ou invariáveis.
  • Palavra variável é aquela que pode alterar a sua forma.
  • Palavra invariável é aquela que tem forma fixa.
Dentre as formas variáveis e invariáveis, existem dez classes gramaticais:
Classes que apresentam formas variáveis, sendo que os substantivos e verbos são considerados *Classes principais, que são a base do idioma e formam o núcleo das orações:

  • Substantivos - Classe de palavras variáveis com que se designam e nomeiam os seres em geral.
  • Verbos - Classe de palavras de forma variável que exprimem o que se passa, isto é, um acontecimento representado no tempo. Indicam ação, fato, estado ou fenômeno. Toda palavra que se pode conjugar.
  • Adjetivos - Classe de palavras que indicam as qualidades, origem e estado do ser. O adjetivo é essencialmente um modificador do substantivo.
  • Numerais - Classe de palavras quantitativas. Indica-nos uma quantidade exata de pessoas ou coisas, ou o lugar que elas ocupam numa série.
  • Pronomes - Classe de palavras com função de substituir o nome, ou ser; como também de substituir a sua referência. Servem para representar um substantivo e para o acompanhar determinando-lhe a extensão do significado.
  • Artigos - Palavra que se coloca antes do substantivo, determinando-o e indicando seu gênero e número.

Classes que apresentam formas invariáveis:


  • Advérbios - Classe de palavras invariáveis indicadoras de circunstâncias diversas; é fundamentalmente um modificador do verbo, podendo também modificar um adjetivo, outro advérbio ou uma oração inteira.
  • Preposições - Classe de palavras invariáveis que ligam outras duas subordinando a segunda à primeira palavra.
  • Conjunções - Classe de palavras invariáveis que ligam outras duas palavras ou duas orações.
  • Interjeições -Classe de palavras invariáveis usadas para substituir frases de significado emotivo ou sentimental.

Podemos definir as classes advérbio, pronome, artigo, numeral, e adjetivo pertencentes ao grupo de palavras Determinantes, pois sempre acompanham os substantivos, determinando-os.


Além disto, podemos definir as classes preposição, conjunção e interjeição pertencentes ao grupo Conectivos, pois servem para estruturar a sintaxe de uma oração.   FONTE: WIKIPÉDIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.