CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 9 de março de 2012

8 PERGUNTAS DE HISTÓRIA 8-25


 http://www.concursosolucao.com.br/simulado/provas/631.asp  
Questão cód. 1641
3)
(ESAF) Desde o seu surgimento, o Estado moderno tem desempenhado diversas funções. Marque, entre os enunciados abaixo, o que não constitui função do Estado.
a)
O Estado se define como a instituição que exerce o monopólio legítimo do uso da força ou da coerção organizada. Assim, a primeira função do Estado é a manutenção da ordem e da segurança interna e a garantia da defesa externa.
b)
A menos que se admita a hipótese do poder arbitrário, a manutenção da ordem pelo Estado - a resolução de conflitos, a aplicação da justiça, a imposição de sanções - exige regras estabelecidas. Assim, é função do Estado o ordenamento jurídico das interações coletivas.
c)
Como suas atividades, por definição, não são auto-sustentáveis, é função do Estado estabelecer e cobrar tributos dos que vivem sob seu domínio e administrar os recursos obtidos dessa forma.
d)Visando manter a estabilidade social e reduzir o conflito político, é função do Estado prover a maximização da eficiência do sistema econômico mediante a planificação, a regulamentação econômica e a intervenção pública em sustentação à iniciativa privada.
e)
  
Questão cód. 61
4)
(ACADEPOL-SP) Na história do Brasil, Estado Novo é o nome que se dá ao ?
a)
descoberta por Cabral
b)
colonização
c)
independência
d)inquisição
e)
  
Questão cód. 1636
5)
(ESAF) Pensador que primeiro reconhece a política como esfera de atividade própria, Maquiavel representa um marco no pensamento político. Acerca das proposições desse autor, marque a opção correta.
a)
A Virtù equivale à Fortuna: é a capacidade de escapar ao caos, elevar-se acima do tempo e construir a ordem política.
b)
Ao separar política e religião, Maquiavel descarta o mito de que a história humana é regida pela Providência Divina.
c)
Ao definir "Razão de Estado", Maquiavel a contrapõe à razão privada, ou seja, distingue a esfera pública, a política e a economia, dos interesses particulares.
d)Para Maquiavel a natureza humana e a política estão em constante transformação, daí a necessidade da figura do Príncipe como elemento de estabilidade.
e)
  
Questão cód. 994
6)
Ato Institucional, editado pelos governos militares, era
a)
ato de tornar nulos ou sem efeito os direitos políticos ou de cidadania.
b)
disposição que discordava das idéias de um indivíduo, grupo ou regime político.
c)
disposição legal baixada pelo governo que não necessitava passar pela aprovação do Congresso.
d)ato que referendava a eleição indireta do Presidente.
e)
  
Questão cód. 958
7)
A Inconfidência Mineira foi um movimento separatista que ocorreu em 1789, devido, principalmente, aos pesados tributos cobrados por Portugal em Minas Gerais. A maioria dos participantes desse movimento era composta de pessoas da alta sociedade da capitania.
Assinale a opção que não é uma das metas definidas pelos conspiradores da Inconfidência Mineira para o Brasil independente:
a)
Apoio à industrialização.
b)
A capital do Brasil seria São João del Rei.
c)
Serviço militar obrigatório.
d)Fim da escravidão.
e)
  
Questão cód. 1638
8)
(ESAF) Thomas Hobbes, pensador da escola contratualista do século XVII, sustentava que os indivíduos voluntariamente optaram pelo estabelecimento de uma ordem civil. A fim de efetuar o contrato que dá origem ao Estado, os indivíduos abririam mão de um amplo leque de direitos naturais. Segundo esse autor, o que levaria indivíduos livres e racionais a abdicar de parte importante de suas liberdades em favor da criação do Estado seria:
a)
o medo da morte, resultante da ausência de uma parte capaz de regular e julgar conflitos entre os indivíduos os quais freqüentemente os colocavam diante de confrontos solucionáveis apenas por meio do extermínio de uma das partes.
b)
o interesse econômico, já que a ausência de um corpo imparcial, capaz de dirimir conflitos e garantir os contratos tornava praticamente inviável o estabelecimento de qualquer atividade econômica regular.
c)
o senso de justiça, que está presente em todo homem e que deriva da compaixão.
d)o sentido de nação, resultante da agregação espontânea de indivíduos segundo características e laços comuns, como a língua, a etnia, o parentesco etc.
e)
  
Questão cód. 127
9)
(ACADEPOL-SP) Assinale a alternativa que indica um movimento separatista que explodiu no Nordeste , em julho de 1824, liderado pela província de Pernambuco que incorporou o ideal republicano.
a)
Inconfidência Mineira.
b)
Confederação do Equador.
c)
Canudos.
d)Conjuração Baiana.
e)
  
Questão cód. 1717
10)
A Constituição de 1946 foi o marco jurídico da redemocratização do Brasil, após a queda da ditadura getulista. Esse período estendeu-se até 1964, ocasião em que foi deposto o Presidente João Goulart. A respeito dessa importante fase da história brasileira, assinale a opção correta.
a)
O Partido Social Democrático (PSD) encontrava, nas áreas rurais e nas pequenas cidades, sua mais importante base de apoio, sustentando-se em práticas coronelísticas e no poder local.
b)
A trajetória do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) mostrou-se similar à do PSD: forte no momento de sua criação, perdeu espaço à medida que o país se urbanizou e se industrializou.
c)
Quase sempre vitoriosa nas eleições majoritárias, a UDN mantinha-se afastada do contato com os militares, contestando eventuais manifestações golpistas emanadas dos quartéis.
d)Mesmo tendo vencido a inflação, o governo Kubitschek sofreu firme combate por sua política econômica considerada imobilista e refratária ao capital internacional.
e)
  
A,A,B,C,D,A,B,A
 

Um comentário:

  1. me ajudem por favor preciso da respostar justifucada na numero 05

    ResponderExcluir

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.