CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 5 de abril de 2012

TECIDOS VEGETAIS

TECIDOS DE ANIMAIS E VEGETAIS


Substâncias que compõem as células
Substâncias que compõem as células
Todos os seres vivos possuem moléculas e elementos que são essenciais para a sua composição e para o seu metabolismo.  É uma grande variedade de substâncias orgânicas e inorgânicas que fazem parte dessa composição. Aqui iremos conhecer um pouco dessas substâncias.
Substâncias Orgânicas
Proteínas: presentes em todas as estruturas celulares. São formadas por aminoácidos e sua presença é indispensável para o metabolismo do organismo. As proteínas formam as enzimas.
Vitaminas: podem ser hidrossolúveis (solúveis em água) ou lipossolúveis (solúveis em lipídeos). São necessárias em pequenas quantidades pelo organismo, sua falta pode causar doenças. As vitaminas são adquiridas por meio de uma alimentação variada.
Carboidratos ou Glicídios ou Açúcares: são fundamentais, pois dão energia às células e ao organismo. São de três tipos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos. Alguns têm função estrutural, como celulose e quitina; e de reserva, como o amido e glicogênio.
Lipídios: insolúveis em água, atuam como reserva de energia, isolante térmico etc. São classificados em glicerídeos, ceras, esteroides, fosfolipídios e carotenoides. Compõem estruturas celulares.
Substâncias inorgânicas
Sais minerais: formados por íons. Algumas de suas funções são: formar o esqueleto, participar da coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos. Sua falta pode afetar o metabolismo e levar à morte.
Água: substância encontrada em maior quantidade nos seres vivos. Pode dissolver diversas substâncias, por isso é classificada como solvente universal. No corpo humano representa cerca de 70% do peso corporal. Participa de inúmeras reações químicas em nosso organismo. A água é fundamental para a vida!

CLASSIFICAÇÃO DOS TECIDOS

Tecidos animais

Ø        Tecidos epiteliais

Ø        Tecidos Conjuntivos
  • tecido conectivo
  • tecido adiposo
  • tecido cartilaginoso
  • tecido ósseo
  • sangue e tecido hemopoético
Ø        Tecidos Musculares
  • tecido muscular liso
  • tecido muscular estriado esquelético
  • tecido muscular estriado cardíaco
Ø        Tecido Nervoso

Tecidos vegetais

Ø        Tecidos Embrionários (meristemas)

Ø        Tecidos Permanentes
  • tecidos de proteção e arejamento – epiderme e súber
  • tecidos de sustentação – colênquima e esclerênquima
  • tecidos absorventes e condutores – xilema e floema
  • tecidos de síntese e armazenamento - parênquimas
  • tecidos de secreção – nectários, vasos lactíferos e resiníferos

HISTOLOGIA ANIMAL

O Tecido Epitelial: a cobertura protetora do corpo

Cobrindo o nosso corpo e forrando seus tubos e suas cavidades internas, encontramos um tecido, formado por células estreitamente unidas, denominado tecido epitelial ou simplesmente epitélio.
Entre as células desse tipo de tecido não há substância intercelular; apesar de possuírem terminações nervosas, esse tecido não tem vasos sangüíneos e sua nutrição é feita pelo tecido conjuntivo sobre o qual ele sempre repousa. Há dois tipos básicos de epitélio: de revestimento e glandular.

Epiderme, Mucosas e Serosas: O Tecido Epitelial de Revestimento.

A epiderme forma a camada externa da pele, o maior órgão do corpo.
Ela protege o organismo contra a entrada de agentes estranhos e contra seu desgaste pelo atrito.
É formada por grande número de camadas superpostas de células, sendo classificada como tecido epitelial estratificado.
As células superficiais possuem forma achatada (pavimentosas) e nos animais terrestres fabricam uma proteína impermeável, a queratina. Após acumular uma boa quantidade de queratina em seu citoplasma, estas células morrem, dando origem a uma camada impermeabilizante que evita a desidratação dos animais terrestres. Essa camada de queratina é também uma proteção eficiente contra o atrito, por isso ela é mais espessa na palma das mãos e na sola dos pés. Nas regiões do corpo submetidas a atritos constantes, a espessura da camada de queratina aumenta bastante, formando os calos. Os pêlos e as unhas também são feitos de queratina.
As células das camadas mais profundas da epiderme estão em constante divisão, substituindo as células superficiais que se desgastam. Nas camadas profundas da epiderme encontram-se os melanócitos, células que fabricam um pigmento denominado melanina, responsável pela cor da pele e dos pêlos e que protege contra o excesso de raios ultravioleta.

As impressões digitais são formadas por dobras da epiderme e do tecido conjuntivo subjacente; estas dobras, presentes também nas palmas das mãos e nas solas dos pés, são geneticamente determinadas durante o desenvolvimento embrionário. Certas doenças hereditárias, como a Síndrome de Dawn, alteram o padrão normal dessas dobras.

O epitélio que forra o interior das cavidades é bem diferente da epiderme, pois é constituído por uma única camada de células de formato cilíndrico e forma as mucosas.
A proteção contra o atrito é fornecida por uma substância viscosa, formada por glicoproteínas, denominada de muco. Este muco é produzido no estômago e intestino por células especiais (caliciformes). No aparelho respiratório o muco retém partículas de poeira e bactérias que serão ‘varridas’ para fora pelos cílios encontrados nas células cilíndricas deste tecido.

O epitélio que reveste os vasos sangüíneos e que forma as membranas que cobrem externamente os órgãos situados nas grandes cavidades do corpo constitui as serosas.
A pleura envolve os pulmões, o pericárdio reveste o coração e o peritônio reveste o estômago e o intestino.

As Glândulas: O Tecido Epitelial de Secreção



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.