CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PALAVRAS DE DEUS PARA ESTA SEGUNDA

  
Liturgia da Segunda Feira — 24.09.2012

— São Geraldo
Hoje, nos enriquecemos com a vida de santidade de São Geraldo, o primeiro mártir da Hungria.

O santo de hoje nasceu em Veneza, em 980. Estudou em escola beneditina e teve uma ótima formação, que inclui o zelo pela salvação das almas. Abraçou a vida religiosa na Ordem Beneditina e em pouco tempo São Geraldo chegou ao serviço de abade do mosteiro.

Voltando de uma viagem à Terra Santa, passou pela Hungria e a pedido do rei assumiu a missão de evangelizar com seu grupo aquela nação. Combateu as idolatrias e o sagrado Bispo não deixava de recorrer e recomendar a Onipotência Suplicante da Virgem Maria.

Com a morte do rei, entrou a luta pelo poder e ele lutou pela paz onde reinava a discórdia. Um dos pretendentes não só era contra o Bispo, mas cultivava ódio pelo Cristianismo.

Numa viagem em socorro do povo com a fé ameaçada, São Geraldo foi preso e apedrejado até a morte pelos inimigos da fé, isto em 24 de setembro de 1046.

Deixou escrito lindos testemunhos do religioso Bispo e fiel cristão, o qual tornou-se com a graça de Deus.

São Geraldo, rogai por nós!

XXIV SEMANA DO TEMPO COMUM
(VERDE – OFÍCIO DO DIA)
Antífona da entrada: Eu sou a salvação do povo, diz o Senhor. Se clamar por mim em qualquer provação, eu o ouvirei e serei seu Deus para sempre.
Oração do dia
Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Leitura (Provérbios 3,27-34)
Leitura do livro dos Provérbios.
3 27 Não negues um benefício a quem o solicita, quando está em teu poder conceder-lho.
28 Não digas ao teu próximo: "Vai, volta depois! Eu te darei amanhã", quando dispões de meios.
29 Não maquines o mal contra teu vizinho, quando ele habita com toda a confiança perto de ti.
30 Não litigues com alguém sem ter motivo, se esse alguém não te fez mal algum.
31 Não invejes o homem violento, nem adotes o seu procedimento,
32 porque o Senhor detesta o que procede mal, mas reserva sua intimidade para os homens retos.
33 Sobre a casa do ímpio pesa a maldição divina, a bênção do Senhor repousa sobre a habitação do justo.
34 Se ele escarnece dos zombadores, concede a graça aos humildes.
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
Salmo responsorial 14/15
O justo habitará no monte santo do Senhor.
"Senhor, quem entrará em vossa casa?"
Aquele que caminha sem pecado
e pratica a justiça fielmente;
que pensa a verdade no seu íntimo
e não solta em calúnias sua língua.
Que em nada prejudica o seu irmão
nem cobre de insultos seu vizinho;
que não dá valor algum ao homem ímpio,
mas honra os que respeitam o Senhor.
Aclamação do Evangelho
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vós sois a luz do mundo; brilhe a todos a vossa luz. Vendo eles vossas obras, deem glória ao Pai celeste! (Mt 5,16)

Evangelho (Lucas 8,16-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
8 16 Disse Jesus: "Ninguém acende uma lâmpada e a cobre com um vaso ou a põe debaixo da cama; mas a põe sobre um castiçal, para iluminar os que entram.
17 Porque não há coisa oculta que não acabe por se manifestar, nem secreta que não venha a ser descoberta.
18 Vede, pois, como é que ouvis. Porque ao que tiver, lhe será dado; e ao que não tiver, até aquilo que julga ter lhe será tirado".
- Palavra da Salvação.
- Glória a Vós, Senhor!
Sobre as oferendas
Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor.
Antífona da comunhão: Eu sou o bom pastor: conheço minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor (Jo 10,14).
Depois da comunhão
Ó Deus, auxiliai sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO
1. O que está escondido deve ser manifestado
(O comentário do Evangelho abaixo é feito pelo Diácono José da Cruz - Diácono da Paróquia Nossa Senhora Consolata – Votorantim – SP)
Primeiro vamos beber o “aperitivo” da primeira leitura que coloca o seu enfoque na virtude da generosidade e humildade de coração.
Essas coisas estão ocultas e ninguém sabe, olhando para nós, se somos generosos e humildes, ou egoísta e arrogantes pois somente uma boa convivência com as pessoas nos permite conhecê-las melhor pois elas se manifestam quem são, e o que trazem dentro de si mesmas, nas atitudes que tomam para com os outros. Note-se que a bondade aqui exortada no Livro dos Provérbios, é sempre algo dentro das nossas possibilidades.
Olhando o salmo responsorial, facilmente se percebe que só entra na casa do Senhor, isso é, vive em comunhão com ele, quem age para com o próximo com essa generosidade e humildade exaltadas na primeira leitura. O Justo habitará no monte santo do senhor, monte aqui nos lembra subida, ascese, e sobe até Deus o justo que anda em seus caminhos, onde a conduta está bem delineada pela liturgia e na verdade, o homem sobe até Deus quando este vem morar em seu coração e isso tem sentido, já que somos imagem e semelhança de Deus, e na medida em que damos ao próximo um forma amorosa de se relacionar com ele, manifestamos esse Deus que está escondido dentro de nós de maneira misteriosa, Deus está nas profundezas do universo e nas profundezas do ser humano que o acolhe...
E assim, fica mais fácil entender quando Jesus fala neste evangelho, de algo que está oculto e que será manifestado. Esconder que somos de Deus, e a ele pertencemos, nos omitir da prática dos valores do evangelho e não manifestar ao próximo a nossa generosidade e humildade, que brotam do coração de Deus que está dentro de nós, é cobrir a lâmpada com uma vasilha, ou colocá-la debaixo da cama.
Não é que sejamos totalmente bons, justos e santos, mas estamos a caminho dessa plenitude que um dia virá, mas a temos dentro de nós, na Graça Santificante e operante que um dia recebemos. E aqui fica uma boa pergunta “Somos pessoas iluminadas? As pessoas se sentem bem perto de nós? Como somos conhecidos, na família, no trabalho, na escola, na comunidade?”. Se somos amargos, azedos, irritantes, petulantes, egocêntricos, estamos refletindo pontos de trevas e não a Luz Divina.
Daí o evangelho acende uma luzinha de alerta: Está faltando em nós uma abertura á Palavra de Deus e a sua Graça Operante e nesse caso, somos como uma velha casa, que embora exposta ao calor e a luz do sol, encontra-se fechada e embolorada por dentro.FONTE:NPDBRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.