CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

INFORMAÇÕES SOBRE A GRIPE H1N1



A partir do próximo ano, o Ministério da Saúde passa a incluir entre o público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe as pessoas que têm algumas doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves. O órgão divulgou nesta quinta-feira uma lista determinando em quais casos a vacina é recomendada. As mães até quatro semanas após o parto também terão a vacinação indicada.

Em 2012, a recomendação durante a campanha foi para que as pessoas nessas condições se dirigissem aos 48 centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) existentes no Brasil. Agora, esse grupo vai poder tomar a vacina em qualquer uma das 35 mil salas de vacina do Sistema Único de Saúde (SUS), bastando apresentar um atestado médico. Cerca de 6 milhões de pessoas devem se beneficiar com a descentralização.

O objetivo da campanha é proteger os grupos mais vulneráveis, reduzindo os casos graves e óbitos por gripe. Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil elegeu como grupos prioritários os idosos, as crianças menores de dois anos, as gestantes, os profissionais de saúde, os indígenas, as pessoas privadas de liberdade e, a partir de agora, as mães até quatro semanas após o parto e os portadores de doenças crônicas.
A existência de doenças crônicas ou de algumas condições prévias são fatores de risco quando associadas com a infecção pelo vírus da gripe, situação chamada de comorbidade.

A gripe é diferente do resfriado e de outros quadros respiratórios mais leves. A característica principal da gripe é o aparecimento de febre com temperatura maior que 38 graus Celsius (ºC), sintomas respiratórios (tosse, dor na garganta e outros) e sintomas gerais, como cefaleia, fadiga e dores no corpo.

A grande maioria dos casos de gripe é leve e cura-se espontaneamente. Entretanto, em algumas situações, particularmente nos grupos mais vulneráveis, ela pode evoluir para casos graves, necessitando atenção médica imediata. Uma boa maneira de aumentar a proteção contra a gripe é a adoção de medidas de higiene pessoal, como lavar as mãos várias vezes ao dia e proteger a tosse e o espirro com lenço descartável ou na dobra do cotovelo.

Categoria de risco clínico e definição, conforme o Ministério da Saúde:

• Doença respiratória crônica
Asma em uso de corticoides inalatório ou sistêmico (moderada ou grave)
DPOC
Bronquioectasia
Fibrose cística
Doenças Intersticiais do pulmão
Displasia broncopulmonar
Hipertensão arterial pulmonar
Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade

• Doença cardíaca crônica
Doença cardíaca congênita
Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade
Doença cardíaca isquêmica
Insuficiência cardíaca

• Doença renal crônica
Doença renal nos estágios 3, 4 e 5
Síndrome nefrótica
Paciente em diálise

• Doença hepática crônica
Atresia biliar
Hepatites crônicas
Cirrose

• Doença neurológica crônica
Condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica
Considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; deficiência neurológica grave

• Diabetes
Diabetes mellitus tipo 1 e tipo 2 em uso de medicamentos
Observação: ainda será revisto para melhor especificação do grupo a ser atendido na campanha

• Imunossupressão
Imunodeficiência congênita ou adquirida
Imunossupressão por doenças ou medicamentos

• Obesos
Obesidade grau 3

• Transplantados

Órgãos sólidos
Medula óssea

• Síndrome de Down

• Puérperas
Até 4 semanas após o parto

 

AGÊNCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.