CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

NORMAS DA ESCOLA PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO


Visando obter maior integração entre escola, pais e comunidade, a equipe escolar decidiu estabelecer normas, que deverão ser seguidas por todos.
1. Direitos dos alunos   
 Ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas.
 Ser considerado e valorizado em sua individualidade, sem comparação, nem preferência.
 Ser respeitado em sua idéias religiosas.
 Ser orientado em sua dificuldades.
 Receber seus trabalhos e tarefas devidamente corrigidos e avaliados.
 Ser ouvido em suas queixas ou reclamações, desde que procedam e sejam feitas com bom senso.
2. Deveres do aluno Os alunos deverão entrar exclusivamente pelo portão que dá acesso ao pátio.
 Os alunos deverão obedecer os horários estabelecidos para a entrada e saída dos períodos. Em caso excepcional será tolerado, um atraso de no máximo 15 minutos.
 O aluno só será dispensado das aulas, se devidamente autorizado, por escrito, pela Direção. A autorização deverá ser assinada pelos pais ou responsáveis.
 O aluno só poderá ir ao banheiro no intervalo ou com autorização do professor.
 Todos os alunos deverão estar uniformizados, com camiseta da escola, saia (não curta), calça comprida.. Não será permitido o uso de shorts, mini-saia, mini-blusa, camiseta regata, boné.
 Cada aluno é responsável pelo seu material.
 Não trazer para a escola objetos perigosos ou que atrapalham o bom andamento das aulas como: figurinhas ou qualquer tipo de novidade que venha do mercado de propaganda.
 O aluno deverá comparecer diariamente às aulas. Se o aluno faltar excessivamente sem justificativa, os pais serão comunicados. Caso providências não sejam tomadas, a Escola se sentirá no direito de avisar o “Conselho Tutelar”.
3. Deveres dos pais
 Cabe aos pais verificar na mochila de seus filhos a existência de algum material que não lhes pertence.
 Cabe aos pais fazer o acompanhamento diário das tarefas escolares de seus filhos.
 Os pais terão todas as segundas – feiras para conversar com os professores de seus filhos nos horários estabelecidos pela Direção.
 Dirigir-se antes à Direção, se houver necessidade de conversar com o professor, fora do dia e hora estabelecidos.
 Nas reuniões de pais e mestres é necessário a presença do responsável que tenha no mínimo 21 anos.
4. Respeito e Cooperação
 Todos são responsáveis pelo patrimônio escolar.
 Em caso de depredação (torneiras, carteiras, vidros, portas,  quebrados ou riscados) os infratores deverão pagar pelos gastos e reparos.
 Todos são responsáveis pela manutenção e limpeza de sua classe e das demais dependências escolares, de uso coletivo.
 Comportar-se com educação e respeito em todos os ambientes da escola e, particularmente, no refeitório  procurar não desperdiçar os alimentos.
 O respeito mútuo deverá existir entre alunos, funcionários, professores e direção.
5. Penalidades Aplicadas
Aos alunos que infringirem estas normas, serão aplicadas as seguintes penalidades:
 Advertência verbal.
 Advertência por escrito, com comparecimento dos pais para assinarem o livro.
 Suspensão por cinco dias, com comparecimento dos pais para tomarem ciência por escrito.
 Transferência compulsória, pelo Conselho da Escola.
6. Professores Direitos: Constantes no Estatuto de Magistério Paulista Capítulo XI – Dos direitos e dos deveres 
Seção I – Dos Direitos.
 Deveres: Além dos previstos no Estatuto do Magistério Paulista – Capítulo XI – Dos direitos e dos deveres – Seção I – Dos Direitos, os professores deverão seguir as normas disciplinares desta Unidade Escolar, elaboradas pela direção e aprovadas pelo Conselho de Escola:
• Comparecer pontualmente na Unidade, no seu horário de trabalho, não sendo permitido atraso. Qualquer ocorrência neste sentido será analisado pela Direção.
• Quando precisar faltar, procurar avisar com antecedência para que seja providenciado uma substituta.
• Não será permitido ao professor dispensar o aluno antes do horário, como também em dia de prova sem antes passar o caso para a Direção.
• Os professores deverão, no término de seu período pedir aos seus alunos que colaborem com a limpeza jogando os papeis da sala de aula, no cesto de lixo.
• É proibido deixar os alunos pelos corredores e nas portas. Qualquer divergência, procurar pelo inspetor de alunos e posteriormente pela Direção. O que acontecer com o aluno durante esta situação será de total responsabilidade do professor.
• Os professores não deverão deixar alunos nas salas de aula fazendo lições, durante o recreio e nem na hora da saída.
• Logo após o sinal de entrada e recreio, os professores deverão se dirigir ao pátio, para a organização das filas das crianças.
• Na hora da saída, deverão acompanhar a fila de seus alunos até o portão.
• Caso haja necessidade do professor ausentar-se da sala de aula, faça-o com a presença do inspetor, outro funcionário ou Direção.
• O professor só atenderá os pais nos dias e horários específicos, como o objetivo de não tumultuar a entrada dos alunos e nem o andamento das aulas.
• Caso haja necessidade de conversar urgente com algum pai, fora do dia determinado, comunicar à Direção, para que esta providencie alguém para ficar na classe .
• O professor não deverá repreender o aluno com a suspensão da merenda ou do banheiro.
• Haverá em cada período um professor responsável, escolhido por seus pares, que estará respondendo por quaisquer incidentes que venham a ocorrer na falta da Direção.
• A inobservância das normas estipuladas nos itens anteriores, sujeita à todos pena de repreensão, aplicada pelo Diretor da Escola.
7. Funcionários
• Todos os funcionários deverão respeitar e ser respeitado por todo o pessoal da Escola e pelos colegas.
• Ser considerado e valorizado.
• Devem comunicar à Escola o dia que irão faltar, como uma certa antecedência, para que outro funcionário seja remanejado, evitando transtornos.
• Quando o professor precisar se ausentar da sala de aula e solicitar a presença do inspetor de alunos e este estiver ocupado com outra atividade que não o permita atender, outro funcionário deverá atender a solicitação.
• Todo funcionário deverá estar atento ao seu horário de entrada e saída.
• Todos os funcionários deverão auxiliar-se mutuamente, mesmo no que esteja fora de suas atribuições.
• Todo funcionário deverá estar atento a qualquer movimento estranho ou à presença de estranhos nas dependências da escola, tendo o dever de comunicar imediatamente à Direção para certificar-se da veracidade ou não da autorização para permanência ou visita à Unidade Escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.