CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

domingo, 17 de fevereiro de 2013

PARA QUEM QUER PERDER PESO


Boca fechada e malhação não estão dando resultado? Emagreça com o neurofitness Shutterstock/Yakobchuk Vasyl

O neurofitness é indicado para todas as idades, pois revigora as capacidades mentais

Foto: Shutterstock / Yakobchuk Vasyl

O segredo para eliminar os quilinhos extras é adotar uma alimentação equilibrada e fazer muito exercício físico, certo? Só que mesmo fechando a boca e malhando todos os dias, não está baixando o ponteiro da balança? Saiba que o problema pode estar na sua mente. De acordo com o clínico geral e fisiologista do exercício Dr. João Pinheiro, diversos fatores podem interferir em uma dieta e no resultado dos exercícios físicos.

— Quem está acima do peso usa, de alguma maneira, a comida para driblar certas frustrações como angústia ou estresse. E nesse caso, seguir uma dieta não é suficiente — explica.

Para conseguir perder peso e transformar a gordura em músculos é preciso usar outras armas.

— Os exercícios mentais conhecidos como neuróbica ou neurofitness podem servir como investimento pessoal. Eles ajudam a ultrapassar as dificuldades encontradas no processo de emagrecimento — destaca Pinheiro.

Se você se enquadra no grupo que malha por horas e não consegue notar resultado satisfatório, sofre com insônia, perda de memória em curto prazo ou distúrbios de atenção, talvez deva investir em outros tipos de exercícios não convencionais.

— O ideal é associar os exercícios neurofitness com a atividade física. É possível fazer uma dança de salão, caminhar ou apostar em jogos que estimulam os sensoriais e a memória, três vezes por semana. Já a musculação deve ser feita com baixa intensidade — diz o médico.

O neurofitness é indicado para todas as idades, pois revigora as capacidades mentais e mantém um alto nível de desempenho. Mas antes de sair praticando qualquer exercício físico e mental, o fisiologista alerta que é preciso cuidado, pois algumas atividades podem liberar cortisol.

— O aumento do hormônio cortisol, responsável pelo estresse, pode anular o efeito de todos os exercícios. O hormônio se transforma em glicose no fígado, reduzindo a capacidade de estoque dos músculos — afirma.

O desequilíbrio emocional também pode prejudicar os exercícios mentais. Afinal, todo seu esforço em realizar exercícios pode ser "apagado" pelo seu hipocampo. Por isso, muitos métodos para perder as medidas não funcionam, pois o cérebro não registra os exercícios feitos e os tratamentos. A dica é controlar as emoções para que os exercícios mentais consigam agir e ajudar no emagrecimento.

Exercícios mentais para perder medidas

O fisiologista João Pinheiro ensina alguns exercícios que podem ser feitos para conseguir eliminar peso, veja:

Aposte no equilíbrio


Esse exercício é simples e pode ser feito em casa. Fique de pé em uma plataforma e eleve os braços na altura dos ombros. Após conseguir manter o equilíbrio, tire o pé esquerdo por alguns minutos e depois repita o mesmo exercício com o pé direito.

Ande na esteira de costas por um minuto


É isso mesmo. Na velocidade de 1 km/h, suba na esteira de costas e comece a andar. No início está liberado se apoiar na barra até se acostumar. Após caminhar por 5 minutos, alterne os lados e repita.

Malhe o cérebro


Peça a ajuda de uma amiga para ordenar que você pule ou agache, assim que ela fizer um sinal. Faça uma sequência de exercícios, por exemplo, assim que sua amiga levantar o braço esquerdo você deve pular três vezes, quando ela abaixar, você tem que agachar.

Brinque com os objetos

Em casa, pegue cinco cadeiras e ande entre elas, de frente e depois volte de costas. Pegue uma bola e a conduza com o pé esquerdo passando pelas cadeiras, depois alterne e faça com o pé direito.

 

DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.