CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

CORONEL LIBÓRIO - O PATRONO DA ESCOLA


Quando Libório enquanto Chefe da Casa Militar, resolveu procurar a dona Júlia. Logo que a localizou, foi ate o Maranhão para visitá-la e seus familiares. Alguns meses depois dona Júlia conheceu toda a família de Libório.
Com mais de trinta anos de serviço publico, chegou o momento de sua saída do quadro ativo da PMC(Policia Militar do Ceara) e, através de um requerimento ao governador, pede seu afastamento do serviço militar, sendo atendido pelo Senhor Placido Castelo, que no uso das atribuições gerais, e tendo em vista no que conta no processo Nº3344/70 PMC, afasta-o para reserva.
Em 1970, Libório foi convidado para suceder a candidatura do deputado estadual Murilo Rocha Aguiar, líder em Camocim. Ele contou com o apoio e incentivo do prefeito Setembrino Veras, seu grande amigo e, nesse instante, deu inicio a sua carreira politica. Contando com o grande apoio de Murilo Aguiar, que escreveu varias cartas para amigos e lideranças politicas em Camocim, iniciou seus primeiros passos em direção da sua candidatura. Muio respeitado em virtude seu comportamento integro, recebeu apoio de outros municípios e outras lideranças que contribuíram significativamente para sua eleição. Eleito terceiro suplente em 30/12/1970, sem proventos do cargo, continuou a trabalhar em prol do povo de Camocim. Fortalecido pelo o Governador Cesar Cals de Oliveira Filho, candidatou-se a deputado e elegeu-se, cumprindo na integra o mandato de 1974 a 1978, assumindo a mesa diretora da Assembleia Legislativa, como segundo secretario.
Concluindo o ultimo mandato que lhe foi concedido, em razão da colta politica de Murilo Aguiar para candidatar-se a deputado estadual, Libório, numa demonstração de fidelidade politica, abriu mão da candidatura em prol do amigo, demonstrando, desse modo, seu caráter, sua dignidade e seu desprendimento politico.
Em 1979 Assumiu a Superintendência da Fundação de Meteorologia do Ceara – FUNCEME, Permanecendo no cargo ate 1982, quando pediu afastamento para tornar-se prefeito de Camocim, pela vontade das forças politicas, em especial, de Murilo Aguiar. Enquanto Libório mostrava ao povo suas propostas, alimentava a cada momento o sonho maior de sua vida politica: “fazer como prefeito tudo que fosse possível para transformar Camocim em uma cidade onde não existisse miséria”. Foi onde surgiram pela primeira vez as passeatas, carreatas, comitês, os quais foram instalados em quase todos os quarteirões e era colocada uma bandeira em cada local, identificando o partido “Cara Preta”, como era conhecido o parido, representado pela família do Murilo Aguiar, e o adversário pelo cognome de “Fundo Mole”, partido que representava a família de Alfredo Coelho. Ainda candidato a prefeito contava com o apoio do governador César Cals. Libório não se elegeu como prefeito de Camocim, sendo com uma diferença de 174 votos. Muito decepcionado, ele encerra sua carreira politica.

QUESTÕES DA AULA:
1.FALE DO QUE FOI LIDO:   A.ENQUANTO CHEFE DA CASA MILITAR....    B.30 ANOS DE SERVIÇO     C.O REQUERIMENTO    D.FATO QUE OCORREU EM 1970...    E.CONTOU COM O APOIO DE...     F.O APOIO DE MURILO AGUIAR    G.RESPEITADO     H.ELEITO    I.O DEPUTADO    J.O ÚLTIMO MANDATO     K.EM 1979     L.SUAS PROPOSTAS     M.SURGIRAM ENTÃO:     N.O CANDIDATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.