CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

SAÚDE DOS PÉS

É necessário que se tenha uma preocupação especial com os calcanhares. (Foto: ThinkStock) Não é só a pele ou os cabelos que merecem tratamento e cuidado. Uma parte do nosso corpo, que nos dá fixação e suporta o peso do nosso corpo também precisa de atenção: os nossos pés. Independente da estação do ano é necessário que se tenha uma preocupação especial com os calcanhares para não ter problemas no futuros.

O ressecamento do calcanhar é resultado de uma alteração dermatológica denominada hiperqueratose e afeta milhares de mulheres e homens mundo afora.

Muita gente sabe o que é, mas não conhece a causa e nem como tratar. E não adianta dizer que lixar resolve, porque o aspecto pode melhorar visualmente, mas o problema não deixa de existir.



Causas

A dermatologista Carolina Reato Marçon explica que o ressecamento se dá quando o processo de renovação das células corporais, incluindo as da pele, não se completa e as células mortas não são descartadas, acumulando-se e formando a hiperqueratose (células cutâneas anucleadas que contêm queratina e compõe a camada mais externa da pele).

"O problema pode ocorrer em qualquer parte do corpo. Na planta dos pés, principalmente nos calcanhares.  É muito comum durante o verão, pela maior transpiração e exposição dos pés, tendo como consequência a desidratação da pele. A baixa umidade relativa do ar, tanto no verão, quanto no inverno, acaba 'roubando' a umidade natural da pele, deixando-a ainda mais seca, sem brilho e com rachaduras", explica.
Nos idosos a hiperqueratose plantar pode ser consequência do envelhecimento natural que acontece com a diminuição da quantidade de água na pele. Ela pode surgir também em quem se submete a alguns tipos de quimioterapia ou ingere remédios contendo arsênico. Quando a mulher está na menopausa, ela apresenta o ressecamento, pelo fato de produzir menos quantidade de hormônios sexuais, um dos responsáveis pela manutenção da hidratação cutânea.

"De forma geral, as causas mais comuns são: defeitos ortopédicos, hereditariedade, alterações climáticas, diabetes, doenças vasculares, micoses, agressões químicas, uso de calçados abertos nos calcanhares, traumas, tanto por lixamento excessivo, como por vícios de postura e andar descalço, doenças como câncer, Parkinson e outras moléstias neurológicas, queda na produção dos hormônios pela tireoide etc", complementa o dermatologista.

YAHOO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.