CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 23 de julho de 2014

A VOLTA DE DUNGA

Getty Images
 
Dunga em sua primeira passagem pela seleção brasileira
A volta de Dunga ao comando da seleção brasleira, confirmada nesta terça-feira, deixa exposta uma ferida que parecia cicatrizada desde o fim da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul: a relação entre CBF e Rede Globo, parceiras de longa data no futebol, mas que tiveram a proximidade abalada na primeira passagem do técnico, contrário aos privilégios dados à emissora na cobertura do dia a dia da equipe em competições.
A exposição demasiada da seleção na Copa de 2006, na Alemanha, durante a preparação na cidade suíça de Weggis virou um dos motivos para explicar o fracasso na competição, com queda nas quartas de final para a França. Com a saída de Carlos Alberto Parreira, a CBF apostou em Dunga, capitão da equipe campeã mundial em 1994, e em seu estilo disciplinador mesmo sem ele ter experiência como treinador. 
Para impor a tranquilidade que desejava e evitar a exposição dada por seus antecessores, Dunga vetou o livre trânsito que os profissionais da Rede Globo, tanto do jornalismo quanto do entretenimento, à concentração. O técnico passou a dar a palavra final, geralmente negativa, a pedidos de entrevista com jogadores. A cúpula da emissora, que detém exclusividade na transmissão dos amistosos da seleção brasileira e outros eventos ligados à entidade, passou a se incomodar.
O ápice da queda de braço entre Dunga e Globo aconteceu após a vitória do Brasil diante da Costa do Marfim na fase de grupos da Copa de 2010, quando o treinador interrompeu uma resposta para interpelar o jornalista Alex Escobar, que falava ao celular e balançava negativamente a cabeça durante a entrevista coletiva. "Algum problema?", perguntou o técnico. "Eu? Estou nem olhando para você, Dunga", respondeu o repórter. Dunga seguiu irritado e sussurrou xingamentos, captados pelos microfones.
O entrevero gerou um editorial no programa "Fantástico", por meio do apresentador Tadeu Schmidt, que disse ser a pessoa que falava ao celular com Escobar no momento da discussão. "O técnico Dunga, no comando da seleção há quase quatro anos, não apresenta nas entrevistas um comportamento compatível com a imagem de alguém tão vitorioso no esporte. Com frequência usa frases grosseiras e irônicas", dizia parte do texto lido no programa do fim de noite dominicial da Globo.
A saída de Dunga devolveu à emissora o lugar cativo no dia a dia da seleção brasileira tanto com Mano Menezes quanto com Luiz Felipe Scolari. Na Granja Comary, em Teresópolis, onde a equipe se preparou para a Copa deste ano, o espaço privilegiado à Globo voltou a ficar claro. O apresentador Luciano Huck, por exemplo, levou a família ao local no mesmo dia em que interrompeu um treino para gravar um quadro de seu programa com jogadores. No último domingo, ainda sob a sombra do fracasso no Mundial, o "Fantástico" exibiu uma entrevista exclusiva com Neymar. 
A saída de Rodrigo Paiva como diretor de comunicação da CBF após a Copa do Mundo também levanta dúvidas sobre como será a relação entre Dunga e Globo nesta segunda passagem do treinador pela seleção brasileira. Ele sempre foi visto como um facilitador para que os profissionais da emissora tenham um tratamento diferenciado para entrevistas e reportagens especiais.

"Tive atrito com várias pessoas"

Na coletiva de apresentação de Dunga, o novo treinador comentou sobre o atrito com a Rede Globo em sua primeira passagem pela seleção e disse que as "brigas" não foram só com a emissora.
"Quanto à Globo, não é que tive problema, tive atrito com várias pessoas. Eu, talvez, tenha levado na ponta da faca porque eu cumpri tudo o que foi combinado. Não vou mudar a minha essência. Agora, tem de ser planejado e cada um vai ter seu espaço. Ninguém vai cercear a imprensa de trabalhar, mas tem de entender, a frente de todos nós, é a seleção brasileira", afirmou. "Todos nós temos que ceder um pouco. Se tiver essa compreensão de todos, vai ser ótimo", completou.


G 1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.