CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sábado, 30 de agosto de 2014

COMA FRUTAS PARA UMA MELHOR SAÚDE

Coma frutas o ano inteiro! Jean Pimentel/Agencia RBS
 
Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS
 
Lizie Antonello
 

Elas são gostosas, nutritivas e aromáticas, e, já que também "comemos com os olhos", são um prato cheio de cores e formas atraentes. As frutas são fontes de minerais e vitaminas indispensáveis para o bom funcionamento do nosso organismo. Mas, atenção: quando o assunto é saúde, tudo em excesso faz mal, inclusive, as frutas.

Como, na dieta, a palavra de ordem é dosagem, conhecer os nutrientes de cada alimento e a melhor forma de comê-los é fundamental para o equilíbrio na alimentação, que ajuda a manter o organismo e o corpo saudáveis. As frutas ajudam na digestão, no funcionamento do intestino e na produção de energia e a evitar o envelhecimento das células. Mas podem ter efeito reverso, em alguns casos, se houver consumo exagerado.

– A maioria das pessoas tem a seguinte visão: é saudável, vou comer. As frutas têm influência na saúde e na qualidade de vida, mas o erro está na quantidade. A fruta entra na dieta como qualquer outro alimento, em que temos que considerar até quando é saudável e quando passa a trazer prejuízos – diz o nutricionista Fidelis Russo.

Muitos dos nutrientes encontrados nas frutas são antioxidantes, substâncias muito importantes para a prevenção de doenças do envelhecimento. Mas, cuidado com as frutas maduras demais ou machucadas. Nesse caso, o efeito será inverso, porque elas já estão oxidadas.

– A natureza é sábia. Oferece no inverno frutas que ajudam na imunidade e no ressecamento da pele. No verão, tem frutas que oferecem hidratação. Então, priorize as frutas da estação, mas não deixe de comer as demais – diz Russo.

Acredite, fruta demais faz mal
Acreditem, o consumo excessivo de frutas e sucos de frutas trazem prejuízos à saúde. Muitos pacientes chegam aos consultórios dos nutricionistas com diagnóstico de cirrose (gordura no fígado), diabetes e colesterol alto. Acreditem, a origem pode estar na ingestão exagerada de frutas.

Segundo a nutricionista Carmem Ligia Schimitz, o açúcar da fruta, quando ingerida em excesso, fica armazenado no fígado em forma de gordura, causando a cirrose. O açúcar também estimula a produção de insulina, responsável pela sensação de fome, ou seja, em vez da fruta dar sensação de saciedade, ela terá efeito contrário. A pessoa vai comer mais, impulsionando o ganho de peso.

Além disso, a insulina aumenta a captação de glicose pelas células, que armazenam a glicose como triglicerídeos que se transformam em colesterol.

O nutricionista Fidelis Russo alerta para outro efeito danoso. Frutas como maçã, banana, caqui, jabuticaba, goiaba e pera, se comidas em excesso, podem causar sérios problemas intestinais.

– O correto é comer de tudo um pouco. Um cardápio variado tem tudo que precisa sem exageros – diz Carmem.

MELHOR FORMA DE COMER
- Escolha frutas da época, frescas, in natura e coma mordendo sem cortar e, de preferência, com a casca
- Se for fatiar, faça-o só no momento de comer, porque, ao fatiar, as fibras são rompidas e, além disso, em contato com o oxigênio do ar, as frutas oxidam, perdendo nutrientes
- As frutas desidratadas são uma boa opção. Elas preservam o açúcar natural e as fibras, mas perdem água e vitamina C. Já a polpa de acerola, encontrada o ano todo, é rica em vitamina C
- Suco não substitui a fruta e tem valor nutricional menor. Mas, se for beber, deve ser suco natural de fruta fresca, sem açúcar, sempre junto com as refeições e em pequena quantidade
- As frutas glicêmicas (com alto índice de açúcar) não devem ser ingeridas em jejum e nem em lanches, o indicado é junto ou como sobremesa, após as refeições. São elas: mamão, abacaxi, melancia, banana caturra, manga, uva, melão amarelo e caqui maduro
- As frutas não glicêmicas (com baixo índice de açúcar) podem ser consumidas em qualquer horário. São elas: banana maçã ou prata, laranja e bergamota com gomo, maçã, pera, morango, ameixa, pêssego, cereja, goiaba, abacate, kiwi e caqui duro
- Comer abacaxi ou mamão junto com o churrasco faze bem porque ajuda na quebra das proteínas presentes na carne. Mas isso não significa que haverá redução de calorias
- Frutas amarelas ajudam na recomposição da mucosa intestinal e são boas para período de diarreia


DIÁRIO DE SANTA MARIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.