CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

MANTEIGA CASEIRA É MAIS SAUDÁVEL

Complemento essencial para muitos lanches, a manteiga pode ser mais saudável do que você pensa. Isso mesmo, vista como vilã em muitas ocasiões – quando é confundida com a margarina -, se você optar pela manteiga caseirapoderá saboreá-la com menos culpa. Quem explica, e ensina como fazer, é a nutricionista Camila Scarpatto.

Para preparar, é muito simples, basta usar creme de leite. Bata no liquidificador até que vire uma massa pastosa, com a aparência de manteiga mesmo. Passe em um coador para sair o soro do leite. O que sobrar é a manteiga caseira. Se quiser dar um toque especial ao sabor, Camila sugere acrescentar ervas ou uma pitadinha de sal.
manteiga caseira
Manteiga feita com creme de leite apresenta boa quantidade de cálcio e proteínas. 

Foto: iStock, Getty Images

Por que a manteiga caseira é mais saudável?

De acordo com a nutricionista, como a manteiga preparada em casa é feita a partir do creme de leite, ela tem as mesmas propriedades que esse ingrediente: uma boa quantidade de cálcio, citaminas A e e D e alta concentração de gorduras e proteínas.

“E se você optar pelas versões light oferecidas pelas marcas de creme de leite, terá ainda menos gorduras”, ressalta Camila. Assim, se comparada às margarinas, que são de origem vegetal, feitas basicamente à base de gordura, a opção pela manteiga caseira é  bem mais saudável, como assegura a nutricionista.

Nesse contexto, é importante saber que para manter a decisão de uma dieta saudável, a manteiga preparada em casa deve estar associada, da mesma forma, a alimentos saudáveis. Escolha pães leves e integrais para acompanhar esse alimento.

A manteiga caseira se torna indispensável à medida que pensamos no quanto ela pode substituir as margarinas comercializadas em grandes quantidades nos supermercados.

A margarina possui, em sua composição, altos níveis de óleos refinados poli-insaturados, conservantes e inúmeros compostos que fazem mal à saúde, sem falar nas tão temidas e indesejadas calorias.

E essa ideia de que a manteiga é uma opção mais saudável do que a margarina já se reflete no mercado. Conforme uma pesquisa feita pela Nielsen, houve uma queda de 2,9% nas vendas de margarina em 2012. O principal motivo para o declínio é a procura por produtos mais naturais.

Como armazenar a manteiga caseira

Camila recomenda que a forma mais adequada de armazenar a manteiga preparada em casa é guardar na geladeira em temperatura abaixo de quatro graus centígrados. No que se refere à validade, a nutricionista explica que, de acordo com normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), produtos fabricados em domicílio têm prazo de validade de até sete dias.

E para poder variar e não enjoar, como alternativa saudável à manteiga caseira, Camila sugere os requeijões light. “Eles também são ricos em proteínas, cálcio, vitamina A, ferro e potássio”, explica.

Além disso, as versões light têm baixo teor de gordura, conforme a nutricionista que integra a equipe do Espaço Dom Quixote Clínica Transdisciplinar da Infância e Adolescência, com sede em São Leopoldo (RS).


DOUTÍSSIMA / TERRA 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.