CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

GEOGRAFIA - TESTE DE SELEÇÃO



1)
(1) Brasil, é um continente. Isto é uma diferença fundamental em relação aos seus vizinhos latino-americanos. A economia brasileira cresceu, e continua crescendo, através de uma impressionante (3) capacidade de incorporar rapidamente novas terras. O papel da fronteira e do acesso à terra é fundamental para diferenciar o Brasil de seus parceiros latino-americanos, configurando uma forma peculiar da questão agrária. No Brasil, aoferta de produtos agrícolas foi garantida pela incorporação de novas temas,(6) sem tocar na estrutura fundiária preestabelecida, que constitui a base do poder dos grupos dominantes.

Com o auxílio do texto, assinale a opção correta
a)
Geograficamente, o Brasil é um continente.
b)
De acordo com o texto, a "impressionante capacidade de incorporar rapidamente novas terras" (L.3) é oriunda da fraqueza dos vizinhos latino-americanos do Brasil em preservarem suas próprias fronteiras.
c)
A manutenção da "estrutura fundiária preestabelecida"(L.6) ocorre devido ao pequeno impacto dos movimentos migratórios internos.
d)A estrutura fundiária brasileira tem-se mantido praticamente sem alterações devido à imensidão do espaço nacional.
e)
  
Questão cód. 984
2)
Quais os países com que o Brasil faz fronteiras?
a)
Argentina, Chile, Bolívia, Suriname
b)
Peru, Paraguai, Colômbia, Equador
c)
Equador, Paraguai, Argentina, Bolívia
d)Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia
e)
  
Questão cód. 954
3)
A região mato-grossense se enquadra no clima:
a)
Tropical quente
b)
Tropical semi-úmido
c)
Tropical seco
d)Tropical glacial
e)
  
Questão cód. 933
4)
(IBGE) - O desenvolvimento econômico teve importantes conseqüências para a melhoria da qualidade de vida de parcela significativa da população mundial. Porém, os avanços tecnológicos e a competitividade internacional têm excluído grandes áreas do mundo e suas populações. O Continente mais afetado por essa exclusão é:
a)
a Ásia;
b)
a América do Sul;
c)
a África;
d)a Antártida;
e)
  
Questão cód. 94
5)
(ACADEPOL-MG) A história do Brasil pode ser contada de vários modos e sob vários ângulos, mas para a maioria esta é a história da fome e da miséria. Um modo perverso de dividir um mundo em dois, produzindo um gigantesco apartheid.[...]. Uma parte ostensiva, rica, branca, educada, motorizada e dolarizada. Outra parte imensa na sombra, negra, analfabeta, dando duro todos os dias, comendo o pão que o diabo amassou em reais. Dois mundos no mesmo país, na mesma cidade, muito próximos pela geografia e infinitamente distantes como experiência de humanidade. Fonte: Jornal do Brasil - Texto de Herbert de Souza - Betinho. De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a)
os dois mundos citados referem-se aos estados das regiões Norte e Sudeste.
b)
a população pobre está concentrada no campo e a rica, na cidade.
c)
o apartheid brasileiro é uma forma de separação entre dois grupos populacionais movida por questões humanitárias e não geográficas.
d)a situação da população brasileira indica uma segregação movida por questões geográficas.
e)
  
Questão cód. 138
6)
(ACADEPOL-SP) Indique a alternativa que não descreve corretamente uma característica das florestas tropicais úmidas.
a)
Apresentam a maior biodiversidade dos biomas terrestres.
b)
Representam cerca de 40% de toda a fitomassa terrestre.
c)
Ocupam áreas de solos com alto teor de nutrientes minerais.
d)São perenes , mas com uma grande e contínua reciclagem de sua biomassa.
e)
  
Questão cód. 1242
7)
(Carlos Chagas) A partir das discussões teóricas e críticas geradas em torno do conceito de desenvolvimento sustentável é possível dizer que
a)
a incompatibilidade entre desenvolvimento econômico e sustentabilidade ecológica não pode ser superada, o que inviabiliza as pretensões práticas do desenvolvimento sustentável.
b)
trata-se de um conceito muiltidimensional que aponta uma alternativa aos modelos tradicionais de desenvolvimento.
c)
a noção de sustentabilidade é originária da área biológica e portanto não pode ser empregada nos campos da sócio-economia.
d)após uma série de debates chegou-se a um consenso teórico em torno da definição apresentada pelo relatório Bruntland.
e)
  
Questão cód. 1721
8)
Em relação às alterações na economia, na atualidade, julgue os itens seguintes.

I - A globalização é um fenômeno recente, típico das duas últimas décadas, que contradiz o processo de industrialização consolidado ao longo do século passado.

II - O desenvolvimento tecnológico ampara e estimula a rápida circulação de produtos, serviços e capitais, aprofundando o processo de internacionalização da economia.

III - A tendência à formação de blocos regionais, por ser uma maneira de inserção mais vantajosa na economia, mundial, fortemente competitiva, tem caracterizado este momento.

IV - O liberalismo vigente fez que as barreiras protecionistas deixassem de ser praticadas, especialmente pelos países de economia mais sólida.

V - Ao contrário da experiência soviética, a China integra-se ao mercado mundial pela via da abertura política e do enrijecimento da ação estatal no controle da economia.

Estão certos apenas os itens
a)
I e II.
b)
I e IV.
c)
II e III.
d)III e V.
e)
  
Questão cód. 1722
9)
Acerca do nível de desenvolvimento científico e tecnológico alcançado pela civilização contemporânea, julgue os itens a seguir.

I - O petróleo confirma, neste final de século, ser a única grande fonte de energia capaz de atender à demanda pela expansão industrial.

II - A informática, provavelmente a mais importante atividade da atual fase da revolução industrial, ao mesmo tempo que difunde seu uso gera profundas modificações na economia.

III - A biotecnologia, em particular a engenharia genética, tem causado forte impacto em diversas atividades, como na agropecuária e na produção de alimentos e de matérias - primas de origem orgânica.

IV - Apesar de sua relevância social, a educação não tem a mesma importância para o setor produtivo, haja vista a recente comprovação da inexistência de relação direta entre desenvolvimento tecnológico e qualificação de mão-de-obra.

V - A liderança científica e tecnológica dos EUA ainda não encontrou concorrência de peso em termos mundiais, apesar dos esforços isolados empreendidos pelo Japão.

Estão certos apenas os itens
a)
I e II.
b)
I e IV
c)
II e III.
d)III e V.
e)
  
Questão cód. 1725
10)
O geógrafo, quando estabelece como objeto central de sua análise a religião, encara-a sob a dimensão espacial. E para realizar sua pesquisa reconstrói teoricamente o papel do sagrado na recriação do espaço, reconhecendo o sagrado não como simples aspecto da paisagem, mas como elemento de produção do espaço.

Com o auxílio do texto acima, assinale a opção correta.
a)
O sagrado é um dos elementos de produção do espaço por meio das construções de cidades sagradas, tais como Jerusalém.
b)
A paisagem de Brasília é eminentemente sagrada Por isso, a cidade é considerada a capital do III milênio.
c)
Apenas em países de tradição cristã, como o Brasil, as religiões prestam-se a uma análise geográfica.
d)A disputa entre muçulmanos e israelenses é um dos exemplos mais famosos de conflito religioso para a produção de um espaço nacional.
e)
  D,D,B,C,C,C,B,C,C,A

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.