CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

O SENHOR É O NOSSO CAMINHO

Lc 12,54-59
1. O homem interpreta aquilo que o interessa. O tempo presente só vai fazer parte de suas preocupações se nele houver algo que esteja inserido no seu âmbito de desejos. Em todos os tempos foi assim. Só haverá aprofundamento naquilo que se deseja de coração. O homem não interpreta o tempo atual à luz da fé porque seu coração está distante do bem que esta pode trazer-lhe. A ele não interessa muito ter ou não ter Jesus Cristo, seguir seus passos, submeter-se a uma religião, deixar o que tem para viver o que parece uma ilusão. O homem atual quer viver na luta constante da realização financeira e dos seus sonhos carnais (muitas vezes). Tudo é interpretado à luz de si mesmo. Nada de querer amizade com quem é pedra no caminho. A concorrência é uma das palavras-chave do presente. Depois, do ponto de vista religioso, existem os exploradores da inocência dos outros, utilizando a S. Escritura para enganá-los. Eles fazem o jogo satânico contra o próprio Jesus Cristo, iludindo as ovelhas do rebanho do Senhor. O capitalismo religioso hoje é um autêntico sinal da decadência do homem, envolvido com o demônio. Quando se fala sobre Cristo é somente para escravizar o inocente, impondo-lhe viseiras e correntes, arrancando-lhe o resto que ainda possui. O fenômeno crescente das seitas é sinal das astúcia do Satanás contra Jesus Cristo, que pregou a renúncia de tudo em vista do Reino de Deus.
2. O tempo presente de Lc é a presença do Messias, do Salvador. Deus veio para seu povo, veio salvar a humanidade, mas os seus não O enxergavam. Certamente, outras coisas faziam parte dos seus interesses. Com sua presença, Jesus traz o juízo definitivo. Escolher Cristo, significa dar uma resposta livre ao Pai, deixando-se conduzir pela única estrada da plenitude, da dignificação humana, da elevação da pessoa à dignidade de filho de Deus, participantes da natureza divina. Somente por meio de Cristo, o homem encontrará o seu futuro legítimo, a finalidade para a qual foi criado, por causa da qual o Verbo se fez carne. É somente nesse mundo, enquanto se encontra na estrada, que o homem tem que fazer sua escolha, que não pode ser outra senão largar a condição de homem velho egoísta, egocêntrico, individualista, e tornar-se o homem novo da solidariedade, fraternidade, verdade e amor. O homem que procurará resolver seus problemas com os outros como irmão, perdoando e combatendo juntos as dificuldades que impedem a construção de uma verdadeira fraternidade.
3. O tempo atual é o tempo da descoberta de si mesmo como um dom de Deus. Cristo nos possibilita não somente tal descoberta, como também nos conduzirá à sua realização. Quem encontra Cristo e a Ele se entrega absolutamente, não se perde, mas percebe o quanto estava cego antes, como era inimigo de si mesmo e dos outros. O encontro com Cristo possibilita ao homem desenvolver mais ainda suas habilidades, seus sonhos, suas faculdades, sua família, comunidade e sociedade. O mundo inteiro ganha quando o homem decide viver a verdadeira fé, quando decide arrepender-se dos seus pecados, quando decide alimentar-se do Corpo e Sangue de Cristo e fazer o bem.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.