CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 29 de novembro de 2017

SIGAMOS OS PASSOS DO SENHOR

Lc 21,12-19
1. O texto de hoje continua a reflexão do mesmo capítulo de ontem. Em primeiro lugar, traz à tona a realidade de quem segue Jesus, os sofrimentos que suportará, passando, inclusive, pelo desprezo semelhante ao do Mestre, algo que cairá sobre si, porque segue alguém considerado “maldito”, tornando-se, assim, também “maldito” aos olhos de quem nada entendeu sobre o projeto salvífico de Deus. O que fizeram com a “Cabeça”, também farão com o “Corpo”. O discípulo é, aos olhos de Deus um “oásis no mundo”, e, uma “desgraça”, na visão do mundo. Em segundo lugar, a dor, as angústias e os sofrimentos pessoais e dos irmãos possibilitarão uma tremenda mudança interior, uma gigantesca capacidade de crescimento na fé, na verdade e no amor, tornando cada pessoa que a Jesus se dedica um testemunho autêntico, um luzeiro salvífico, uma coluna protetora. Muitos, no mundo, precisam enxergar os discípulos de Cristo pelo testemunho, pelo dom de si mesmo, pelo amor total ao Senhor.
2. “Antes que estas coisas aconteçam”, Jesus ensina e motiva seus discípulos. Eles serão presos, perseguidos, entregues às sinagogas, levados diante de reis e governadores por causa do Seu nome. Serão entregues até pelos familiares e amigos, causando inclusive a morte de alguns deles. Serão odiados por causa do mesmo nome de Jesus, que não promete a paz segundo a mentalidade mundana, a sofisticação e as facilidades oferecidas pelo mundo. Aquilo que fizeram com o Mestre, também farão com seus discípulos. O que Jesus pede é fé, coerência e perseverança, confiança na Sua vitória e na Sua defesa. Ele é o bom Pastor, que estará cuidando do seu rebanho em todos os mais complicados momentos de sua vida. Se estiverem, por motivo de calúnias e perseguições, diante de autoridades iníquas, terão o Espírito Santo como seu Defensor. O importante é que cada um não siga as ideias e valores mundanos, mas tenham uma vida de fidelidade e comunhão total com o Senhor.
3. Os discípulos são convidados a testemunharem, no tempo da Igreja, com sua vida, Jesus Cristo nosso Senhor. Testemunho que será realizado "permanecendo firmes", a fim de conquistarem a vida eterna. Que cada um, dentro da perspectiva lucana, leve em conta o que aconteceu com os que foram martirizados por causa de Jesus. Sem desanimarem, vendo o exemplos dos antepassados, mantenham suas esperanças na vinda do Filho do Homem, no tempo determinado por Deus, segundo seus desígnios. E ainda possam ser vigilantes, em oração e na proclamação corajosa da Palavra de Deus. Enquanto o mundo pensa no fim, o discípulo pensa na salvação de todos.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.