CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

PALAVRAS DE VIDA ETERNA PARA A VIDA ETERNA

Um discípulo autêntico não usa a palavra "maior" nem nas suas abordagens nem no seu interesse quanto ao seu futuro, pois assim sonham os poderosos desse mundo ou mesmo os que têm sonhos de dominação. Quem ainda pensa em ser maior está totalmente envolvido com a lógica do jogo de poder do mundo. Certamente, não era esse o interesse do Mestre, Jesus Cristo. A lógica do discípulo é aquela mesma do seu Mestre: o poder como serviço, como caridade, como DOM, a fim de que todos sejam favorecidos nos bens e na graça de Deus. Então, um verdadeiro discípulo é aquele que pensa sempre em descobrir a melhor forma de ser melhor no bem que deve fazer; ele se faz um pequenino de Deus, a fim de que somente Deus mesmo reine, apareça e derrame suas graças para a humanidade.
2. Além disso, acolher uma criança em nome de Jesus é o mesmo que colocar-se inteiramente disponível à vontade do Mestre no serviço à humanidade. Os pais não fazem valer sua condição de adultos, apelando para serem vistos como tais pelos filhos. Pelo contrario, nem se lembram que são adultos e se lançam para os filhos, gastando a própria vida, combatendo contra tudo aquilo que os impede de ser felizes. Os pais acolhem os filhos, dando a vida por eles. Assim deve ser cada discípulo. A exemplo do Mestre, os discípulos devem ter uma atitude não de quem busca a si mesmo, o poder, a honra mundana, mas a de quem faz o bem, de quem se doa e tem alegria no que faz, mesmo que haja sofrimento. Pensando como Paulo, o discípulo não deve temer uma vida crucificada. O mais importante é saber que aquilo a ser feito é obra de salvação para o outro.
3. Como um pequenino, a preocupação do discípulo é ser todo segundo o Mestre, que era todo para o Pai e todo para a humanidade. Sua preocupação com o Reino de Deus o coloca sempre na posição de quem não despreza o menor gesto possível de fé daqueles que mesmo estando distantes professam o nome de Jesus. Nesse caso, o discípulo entende que quem proclama seriamente o Nome de Jesus tem, de certo modo, alguma comunhão com Ele, desde que não o faça por segundas intenções. Aqui não se trata do jogo sujo de muitas seitas existentes, mas de quem realmente, até mesmo por ignorância por causa de uma má formação, usa o Nome de Jesus para fazer o bem. “Alguns, é verdade, o fazem por inveja e por ambição (…) Outros, se anunciam o Cristo, é por espírito de competição (…) De qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado (Fl 1,15-17). Ve-se aqui um ambiente para se desenvolver um correto apostolado mediante a presença de um discípulo de Cristo, que, com humildade, não apaga a chama que ainda fumega, mas, pelo contrário, tenta torná-la ainda mais viva.
4. Hoje, mais do que nunca, necessitamos mergulhar mais na intimidade de Jesus Cristo, ser mais seus amigos, autênticos discípulos, amigos do bem, conscientes da nossa condição de pertença à Luz, da nossa vida na contra-mão de um mundo que apodrece nas trevas do erro, da ignorância da fé e no desprezo à dignidade do semelhante, de um mundo que se abisma no fosso da ilusão do poder, do prazer e da riqueza. Como discípulos, corramos, imediatamente, ao encontro do nosso Mestre, que nos faz ser crianças na simplicidade da vida, mas também luzeiros na proclamação do bem e no reconhecimento da verdade em qualquer lugar onde ela se encontre.
Um forte e carinhoso abraço.
Pe. José Erinaldo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.