CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

sexta-feira, 24 de abril de 2020

O QUE ESTAMOS FAZENDO PELO OUTRO?

Todos os evangelistas tratam da multiplicação dos pães. Certamente um evento muito importante para os apóstolos e discípulos e para toda a comunidade eclesial. Nesse capítulo, Jo cita essa multiplicação, também a caminhada de Jesus sobre as águas e o encerra com o discurso sobre o pão do céu e a crise em muitos discípulos. Nesse evento, alguns temas são abordados, como a ida ao um lugar abandonado, presença de uma multidão, a páscoa dos judeus, a incompreensão do povo diante do sinal operado por Jesus e a iniciativa do Mestre na ação e realização do milagre.
2. Jesus vê a multidão vindo a Ele. Não é qualquer multidão, mas um povo faminto do alimento natural e também do espiritual; uma multidão de sofredores e de incrédulos ao mesmo tempo. Nos sinóticos, Jesus vê e tem compaixão, aqui, Jo cita somente a iniciativa de jesus e a certeza do que deveria fazer. Já nos sinópticos, são os discípulos que tomam a iniciativa. O acento joanino é tremendamente cristológico tanto na iniciativa da ação quanto no modo de entender o que se passava com aquele povo. Em Jo são os discípulos que preparam a multidão, mas é Jesus quem lhe dá de comer. Os discípulos preparam, e Jesus concede a graça do alimento salvítico. Um dado importante é o fato de a multidão está VINDO A JESUS. Esse "vir a Jesus" indica também, na atualidade, o povo que procura incansavelmente a casa de Deus, na tentativa de ser saciado de suas necessidades e que devem encontrar os discípulos de Jesus dispostos a conceder-lhe o alimento essencial. O povo continua "vindo a Jesus". A questão é saber se os discípulos atualmente estão realmente com Ele e para Ele.
3. Jo traz para esse texto duas coisas importantes: uma referência à páscoa judaica e uma referência à ceia. De fato, o modo como é narrada, lembra a celebração eucarística, que já era celebrada antes do escrito joanino. Aquilo que já era vivido pela comunidade cristã é citado no texto. A liturgia precede o escrito do Novo Testamento. Quando é citado, por exemplo, o cuidado com as sobras dos pães, lembra muito o cuidado devido às sobras das partículas eucarísticas. O número 12 lembra a totalidade, a plenitude e universalidade. Nesse sentido, os 12 cestos restantes indicam que esse alimento é para todos.
4. O povo não entendeu o sinal. Ninguém duvida da ação de Jesus, mas não alcança seu verdadeiro sentido. Esse é o grande problema. Ao vivenciar esse evento, o povo imediantamente ligou Jesus à ideia messiânica de Israel, mas não da forma como Jesus entendia. O povo quis Jesus rei de Israel, um político poderoso, o libertador daquela gente. A esperança política de libertação eclipsou a verdadeira busca pela libertação interior da humanidade. Querer Jesus como libertador político é o mesmo que optar pela continuidade do homem velho, racional, filho das ilusões mundanas. Jesus deseja que cada um, sem medo, O procure como o Libertador, Aquele que livra do pecado, que oferece vida nova, mesmo na dor, no sofrimento cotidiano; Aquele que oferece a verdadeira vida: a vida eterna; Aquele que liberta socialmente, mas como consequência de uma vida convertida, mudada segundo sua graça e seu amor; Aquele que exige, antes de tudo, que o homem se volte primeiro para Deus e, por causa de Deus, para o bem maior do outro seu irmão.
Um forte e carinhoso abraço.
Padre José Erinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.