CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 26 de janeiro de 2021

LÍNGUA PORTUGUESA - ESTUDO DO TEXTO - PARTE 1

 

Leia o texto para responder às questões abaixo:


Terça-feira com chuva forte em muitas regiões do Brasil
Nebulosidade sobre o Brasil
Redação
19/01/2021 às 07:15

         A circulação de ventos sobre o Brasil, em vários níveis da atmosfera, e a presença de uma frente fria ao largo do litoral de São Paulo, estão forçando a concentração de nuvens muito carregadas sobre São Paulo,  Mato Grosso do Sul e sobre o Paraná. A chuva cai forte nesses estados desde ontem e vai continuar nesta terça-feira, 19 de janeiro. Essas áreas de instabilidade vão ganhar força também sobre o estado de Santa Catarina.
       O ar quente úmido que predomina sobre o centro-norte do país forma nuvens pesadas sobre Goiás, Mato Grosso e em quase todos os estados da Região Norte. Áreas de instabilidade da Zona de Convergência Intertropical espalham muita nebulosidade e aumentam as condições para chuva entre o Ceará e o Maranhão. 
        O ar seco predomina nas outras áreas do Nordeste e em várias áreas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e no Rio Grande do Sul.

Fonte: climatempo.com.br

1. Qual a finalidade do texto em estudo?
__________________________________

2. Qual o assunto principal do texto?
__________________________________

3. Onde o texto foi publicado? Como é possível comprovar esta informação?
_________________________________


4. A tipologia do texto é:
a) narrativa.
b) descritiva.
c) expositiva.
d) argumentativa.

5. O que estão provocando a concentração de nuvens carregadas em alguns estados brasileiros?
__________________________________

Salmo Responsorial: 30(31)

Nenhuma visualizaçãohá 21 horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.