CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

terça-feira, 3 de agosto de 2021

DANÇAS INDÍGENAS BRASILEIRAS


Danças indígenas – Conheça as principais danças e suas características

As danças indígenas possuem objetivos diferentes de outra danças porque são realizadas como rituais representando seus costumes. Conheça as principais danças indígenas.


encontradas em diferentes culturas e povos, mas quando se fala da dança em comunidades indígenas, elas se diferem totalmente em relação as danças típicas e comuns de outras culturas.

Isso se dá porque a dança indígena acontece como forma de ritual e demonstração de costumes.

As danças indígenas podem ter o intuito de fazer homenagem a pessoas mortas, expulsar doenças, espantar maus espíritos, agradecer pela colheita, pesca e caça, marcar a mudança de fase do jovem para a idade adulta, preparar para guerra, entre outros.

Além disso, as danças indígenas são as principais conexões entre os índios com as entidades e espíritos da floresta.

Essas danças podem ser realizadas por um simples indivíduo, ou um grupo. Mulheres e homens podem participar da danças e eles costumam utilizar alguns objetos, como símbolos, amuletos, instrumentos musicais, pinturas e outros.

Os movimentos das danças são de caráter artísticos com passos, movimentos e balanços com inspiração na fauna e na flora.

Existem diversas danças indígenas no brasil, mas algumas delas são as mais conhecidas. Conheça as principais danças indígenas brasileiras.

Danças indígenas brasileiras mais conhecidas

1 Kuarup

 
Comemoração do Kuarup com os índios do Xingu.

Karup ou Quarup é o nome de uma árvore sagrada e representa um ritual de reverência aos mortos. Essa dança vem dos índios do Alto Xingu, localizados no Mato Grosso.

Pode-se pensar que por ser uma dança aos mortos essa seja uma dança melancólica, mas não! Essa dança é uma das mais alegres danças indígenas brasileiras.

O ritual tem como objetivo trazer os mortos à vida e tem várias etapas. A primeira é a recepção dos índios de outras aldeias. Após isso, se reúnem ao redor do tronco de Karup. Depois de outras etapas, os índios jogam o tronco nos rios.

2 Dança da onça

 
Dança da onça, dança indígena que enaltece um caçador que teria matado o animal com as próprias mãos.

É realizada pelos índios Bororo, no Mato Grosso. A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos.

O dançarino que representa alma da onça é coberto com pele desse animal e máscara de franjas de palmeira que disfarçam seus pés e mãos. Esse índio vai dançando, dando batidas de pés e pulos, sendo seguido pelo pajé e por toda a tribo.

3 Toré

 
Toré, dança indígena típica dos índios do nordeste brasileiro.

A dança Toré é popular entre os povos indígena do brasil e várias aldeias performam como ritual. Além disso, é considerado o símbolo de maior união e resistência entre os índios do Nordeste brasileiro.

Os principais povos que realizam esse ritual são Kariri-xocó, Xukuru-kariri, Pankararú, Tuxá, (índios de Pernambuco) Pankararé, Geripancó, Kantaruré, Kiriri, Pataxó, Tupinambá, Tumbalalá, Pataxó Hã-hã-hãe, Wassu Cocal, entre outros.

É realizada em uma clareira, de forma que os índios façam um grande círculo. Então a dança se inicia e os índios dançam dando passos para o lado e o círculo vai rodando no próprio eixo.

A dança toda se realiza ao som de maracás, que são chocalhos tribais feitos a partir de uma cabaça oca, contendo grãos, sementes ou pedras em seu interior.

4 Kahê-Tuagê

Esse ritual é realizado para evocar as entidades que controlam o tempo. É feito pelos índios Kanela, da região do Rio Tocantins, na época das secas e seu objetivo é trazer a chuva.

Uma curiosidade é que essa é umas das danças em que a personagem principal é uma mulher, porque a entidade que controla a seca, de acordo com a cultura indígena, é feminina.

A dança é realizada por um índia que fica no centro de uma fila de jovens, que ainda não tiveram filhos. As jovens em fila ficam de joelhos dobrados balançando os braços e o corpo para frente e para trás, sem sair do lugar.

5 Atiaru

 
Atiaru, dança indígena de caráter espiritual.

Esse ritual tem características espirituais, realizado para afastar maus espíritos e, com isso, atrair os bons.

A dança é feita próximo ao momento do pôr do sol e podem participar tanto homens, quanto mulheres. Os índios usam adereços como cocares de plumas, colares, pulseiras e chocalhos amarrados nos pés.

6 Jacundá

Essa dança representa a pescaria. É muito popular no Pará e tem diversas modalidades no interior do país.

Os dançarinos distribuem-se em um círculo, onde homens e mulheres se intercalam.

No centro fica um índio e uma índia como se fossem um peixe e, cantando e dançando, tentam fugir desse círculo. Quem deixar eles escaparem do círculo entra no meio da roda no lugar dos que fugiram.  Fonte: Escola Educação.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.