CAMOCIM CEARÁ

Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra; Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos; Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia; Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus; Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus; Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.(Mt.5)

quarta-feira, 22 de setembro de 2021

JESUS CRISTO PALAVRAS DE DEUS - PARA VÍDEOS DO CANAL DO BLOG.

 1. O discípulo deve estar sempre preparado, disponível, vigilante e ser responsável e fiel. A qualquer momento o Senhor pode convidar aquele discípulo para uma missão. O importante é que o discípulo esteja sempre de malas prontas, desapegado de tudo e de todos. Nunca esquecer que sua riqueza é o próprio Cristo. A partir de Cristo, deve amar a todos, mas sem retê-los para si e, em depois, seguir em frente, pois sua mente mira o horizonte futuro de Deus. Sua alegria não se encontra neste mundo, mas naquele morreu e ressuscitou por nós.


2. Quando o texto diz que o discípulo deve estar com os rins cingidos, lembra, antes de tudo, os hebreus prestes sair do Egito (Ex 12,11), isto é, sair da escravidão do mundo e abraçar a libertação trazida pelo novo Moisés, Jesus Cristo. Quanto às lâmpadas acesas, essas querem significar a vigilância necessária e perseverante enquanto se espera o Senhor. A parábola das dez virgens indicam muito bem tal atitude (Mt 25,1-13). O discípulo não desanima quando tudo parece indicar uma distância de Deus, quando o Senhor não chega na hora pensada pelo servo. As vezes se torna cansativa tal demora, mas o discípulo é persistente, confiante, perseverante, por isso vigia o tempo todo, pois ele sabe que o Senhor vem na hora em que ele menos espera. Então por mais longa que seja a espera, mais ainda se deve vigiar.

3. Aquele que perseverar será bem-aventurado, receberá o prêmio da glória, não a glória dos homens, passageira, cheia de vaidades, mas a elevação daquele que soube colocar sua fé na Verdade, no Amor e na Vida, ou seja, em Deus mesmo. Jesus faz entender que tal discípulo será tratado como um senhor e não como escravo, pois o Senhor mesmo cingir-se-á e servirá aquele servo (discípulo). De fato, Jesus fez tudo por nós: encarnou-se, assumiu nossas mazelas, morreu e ressuscitou, a fim de que nós fôssemos salvos. Toda sua vida, voltada para o Pai, tornou-se toda para nós.

4. Hoje, mais do que nunca, devemos ser vigilantes. Nesse sentido, a figura do ladrão, além de ser um sinal do modo imprevisto da chegada de Jesus, é também um sinal para o modo como devemos nos posicionar diante da realidade salvífica. Ele (Jesus) virá quando menos esperarmos, diz o texto. Ou seja, é importante que estejamos preparados em oração, comunhão com Deus e com sua Igreja, fazendo o bem, anunciando sua Palavra e sendo solidários uns para com os outros. Longe de um discípulo a preguiça, o desânimo e o gosto pelas coisas contrárias a Deus. Lc quer justamente estimular sua comunidade a viver corajosamente a expectativa confiante da vinda do Senhor. Há muitos que querem nos separar de Deus, destruir nossa dedicação ao Seu serviço, iludir nossas mentes, afastar-nos da possibilidade de sermos somente de Deus. Além disso, existem as lutas internas, os desafios com a própria existência. Ainda mais, Satanás existe e tenta, a todo custo, desviar um servo do Senhor de sua missão. Vigiar e orar sempre, com os olhos fixos no Senhor, é o que devemos fazer agora e para sempre. Devemos ficar atentos a tudo e a nós mesmos, pois somos também um tesouro conquistado por Cristo, somos filhos de Deus.

5. Jesus condena aqueles líderes judaicos que abusam do poder, fazendo sofrer o povo sob seus comandos. Para esses, a destruição será certa. A parábola também serve para os cristãos. Nenhum discípulo de Cristo deve seguir os passos dos arrogantes deste mundo. A condição de liderança de um discípulo é aquela de servo, à semelhança do seu Mestre. Ele vai ser sempre um servo entre os demais servos, servindo por amor ao Reino dos Céus. Mesmo que ele seja altamente preparado na doutrina, toda sua vida deve ser um dom colocado á disposição do crescimento espiritual e intelectual do rebanho do Senhor. Sua vida não será mais sua, mas de Cristo e de sua Igreja. Quanto mais ele souber, maior sua responsabilidade na Igreja.

6. A beleza de ser discípulo de Cristo é saber que somos identificados a Ele, não recebemos diplomas de vaidade, somos valorizados como seres humanos, descobrimos nossa fragilidade e o ser humano que devemos ser a cada momento, descobrimos o dom que somos e os dons que temos para o bem da Igreja e para a salvação do mundo e que estamos aqui, não como inúteis, mas como servos do Senhor para a construção do Seu Reino de AMOR, VERDADE E VIDA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

EXPRESSE O SEU PENSAMENTO AQUI.